Caxias vai multar quem joga lixo na rua

O trabalho de fiscalização, que contará com o auxílio da PM, da Guarda Municipal e de fiscais da prefeitura, tem por objetivo conscientizar pelo bolso, sobre o destino do lixo

Por O Dia

Rio - A partir de amanhã, o distraído — ou não — que jogar, por exemplo, um papel de bala ou uma guimba de cigarro no chão do calçadão de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, poderá ser multado em até R$ 300.

Ou ainda se o sujeito resolver trocar um móvel de casa ou o pneu do carro e pôr o velho na calçada ou, pior, jogá-lo num rio, terá de desembolsar até R$ 1 mil.

O trabalho de fiscalização, que contará com o auxílio da PM, da Guarda Municipal e de fiscais da prefeitura, tem por objetivo conscientizar pelo bolso, sobre o destino do lixo, segundo o prefeito Alexandre Cardoso.

Ele informa que, só em 2013, foram retirados dos rios da cidade cerca de mil pneus. “Algo precisava ser feito. E, nos últimos 10 anos, não houve um projeto que estimulasse o despertar de consciência do cidadão”, justifica. A medida, ao contrário da cidade do Rio, que a implantou de forma gradual nos bairros, já passa a valer imediatamente em todo o território de Duque de Caxias, a partir de amanhã.

Denúncias e pedidos de coleta de móveis e entulhos devem ser feitos pelo número 0800 022 2515.

Últimas de Rio De Janeiro