Prefeitura começa a enviar IPTU nesta terça-feira

Reajuste anual é de 5,85% e desconto para pagamento em cota única, 7%

Por O Dia

Rio - A partir desta terça-feira a Secretaria Municipal de Fazenda começa a enviar pelos Correios os carnês do IPTU. A previsão é de que todas as 1,2 milhão de cobranças sejam entregues até o próximo dia 23. A boa notícia para quem ainda conseguiu deixar um dinheiro reservado é que o desconto oferecido para a cota única são de 7%, um pouco acima do aumento deste ano (5,85%), que corresponde à inflação acumulada pelo IPCA. Os vencimentos serão a partir de fevereiro.

De acordo com a Secretaria, o último aumento efetivo do tributo aconteceu em 1998. De lá para cá, os reajustes acompanham a inflação (desvalorização do dinheiro). Porém, os preços dos imóveis no Rio subiram mais: cerca de 15%.

Isso quer dizer que existe hoje um desequilíbrio em relação ao valor do metro quadrado dos imóveis (no caso de compra e venda) e o preço pago de imposto.

O prefeito Eduardo Paes chegou a cogitar um reajuste no IPTU, levando em conta a valorização dos bens no Rio, mas acabou desistindo de encaminhar a proposta à Câmara dos Vereadores.

Sobre o desconto de 7% para a cota única, a Secretaria explicou que esta é uma decisão que envolve o equilíbrio tarifário de cada município, por isso, existe tanta diferença entre as vantagens oferecidas. Em Itaboraí, por exemplo, o desconto para quem quita a dívida em apenas uma parcela é de 30%. Em Niterói, o contribuinte que se antecipar pagará 10% a menos. Caso o carnê não chegue aos imóveis, a segunda via deverá ser solicitada partir do dia 23 de janeiro. É possível pedir pelo site da prefeitura, nos postos da Secretaria de Fazenda e nas subprefeituras.

Últimas de Rio De Janeiro