Mar bom até para cachorro na Barra da Tijuca

Equipes treinam para competição de stand-up paddle dog. Fim de semana será de mais sol e calor

Por O Dia

Rio - Se o mar da Zona Sul apresentava ontem de manhã uma mancha entre Ipanema e Copacabana, no Quebra-Mar da Barra, na Zona Oeste, a água estava boa para cachorro. Cerca de 10 competidores do Stand-Up Paddle Dog in Rio treinavam com seus cães para a disputa, marcada para o dia 16 de fevereiro.

>>>GALERIA: Veja fotos de cachorros e seus donos praticando stand-up paddle dog

“É importante que o cão goste de água e seja adestrado antes. Na hora, é uma diversão para eles e seus donos, que terão que cumprir um circuito de prancha e remo sem deixar o animal cair na água”, detalhou Marco Antônio Sarnelli, dono do Park Clube do Totó, organizador do evento.

Cães e seus donos se divertem durante treinamento%3A para ganhar a competição%2C é preciso que o animal permaneça em cima da pranchaFernando Souza / Agência O Dia

Depois do aparecimento da espuma que afastou banhistas das praias do Rio no início da semana, mais uma alteração no mar foi observada na manhã de ontem. Uma extensa mancha de tonalidade verde escura foi vista entre o mar de Copacabana e Ipanema, próxima ao Forte.

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou que, por volta das 10h, equipes foram ao local para analisar o fenômeno, porém, nada de anormal foi constatado. No início da tarde, as praias estavam lotadas e não era mais possível observar qualquer alteração no trecho.

A partir desse final de semana, o Inea passará a monitorar as condições de banho por trechos específicos das praias, em vez de informar apenas a qualidade geral da água em cada bairro. Assim, banhistas poderão saber com mais precisão onde é melhor entrar no mar. Segundo boletim emitido ontem pelo órgão, estão impróprias para banho as praias de Botafogo, Urca, Copacabana (em frente às ruas Francisco Otaviano e Souza Lima), Ipanema (Rua Paul Redfern), centro da Praia do Vidigal, São Conrado, Pepino, Barra da Tijuca (quebra-mar), Grumari (canto direito) e Barra de Guaratiba (em frente à escola Ana Neri).

Mancha no mar%2C entre Copacabana e Ipanema%2C não afastou os banhistas%2C que aproveitaram o dia de calorFernando Souza / Agência O Dia

De acordo com o Instituto Climatempo, uma massa de ar seco vai garantir mais um fim de semana de muito sol em toda a cidade. Quem for à praia, deve evitar os horários de pico do sol, pois os níveis de raios ultravioleta (IUV), que podem causar câncer de pele, estão altíssimos. Hoje e amanhã a máxima pode atingir os 39 graus, podendo haver pancadas de chuvas no domingo apenas na Região Serrana e no Norte Fluminense. A temperatura também deve se manter firme na próxima semana.

No Quebra-Mar, os treinamentos e a competição com cães acontecem numa faixa de pedra e água, sem areia. Para isso, o Park Clube do Totó tem autorização especial da Prefeitura do Rio, segundo Marco Antônio Sarnelli.

‘Cão é uma criança’, diz instrutor

Os cães das raças Golden Retriever e Labrador Retriever são os que melhor se adaptam ao stand-up paddle, segundo o instrutor Leonardo Lorange. “É preciso que não se force a entrada do animal na água; que ele goste de mergulhar e essas raças têm essa característica, assim como o Yorkshire. O cão é como uma criança”, explicou.

Quem quiser participar da competição de fevereiro pode se inscrever mediante a doação de cinco quilos de arroz ou feijão, que serão destinados a instituições de caridade. O Park Clube Totó fica localizado na Avenida Djalma Ribeiro 950, na Barra da Tijuca. Informações: 98867-5746.

Últimas de Rio De Janeiro