Por thiago.antunes

Rio - 'Se não está bom para nós, também não está para o animal”. Quem faz o alerta aos donos de animais de estimação é o veterinário Luiz Pereira. Segundo ele, assim como os humanos, os bichos sofrem com as altas temperaturas do verão e é preciso ter cuidados especiais com eles nessa época do ano.

Não passear com os cães em horários de sol forte, pois, além do calor, eles podem queimar as patas; dar sempre água fresca aos bichos e jamais deixá-los em locais fechados, como carros, mesmo com o ar-condicionado ligado, são algumas recomendações. Para os cães mais peludos, Luiz, da Black Tie Clínica Veterinária, recomenda a tosa.

Alan e Mariana levam os cães Noel%2C Zen e Mel para passear nas horas em que o sol está mais fraco e levam garrafinha com água gelada para servi-los durante a caminhadaDivulgação

É o que faz a artesã Cínthia Mury com Mel, de 4 anos, da filha, Laila. Para amenizar o calor da cadela e também manter a elegância da lhasa apso, ela optou pela tosa higiênica. O procedimento inclui, além da região genital, retirada dos pelos da barriga e limpeza da área dos olhos. Luiz garante que esse tipo de tosa já refresca um pouco. Cínthia concorda. “Ela deita no chão de barriga para baixo e abre as patas para se refrescar”.

O técnico em informática Alan Gaspar Gomes, de 31 anos, vai duas vezes por dia ao Aterro com seus três cães Noel, Zen e Mel. Antes, porém, deixa uma garrafa de água na geladeira para eles quando voltarem do passeio. Morador do Flamengo, o caminho que faz até chegar ao Aterro é sempre pela sombra. Alan tem a companhia da mulher, a analista de sistema Mariana Moura, de 31 anos.

Laila optou pela tosa higiênica em Mel%3A retirada de pelos da região genital%2C barriga e limpeza da área dos olhosDivulgação

“Quando estou trabalhando, saio com eles às 6h. À noite, vou depois das 19h. Ando mais pela grama para evitar o chão quente. Se acordo tarde, evito longas caminhadas e dou apenas uma volta no quarteirão”, contou Alan.

Os cuidados também devem acontecer dentro de casa. Além da água gelada, Alan liga o ventilador para os cachorros. A cadela Mel dorme no ar-condicionado com os donos e bebe água de coco. Já o gato Chumico gosta de ficar na janela do apartamento ou dentro do box do banheiro para se refrescar . “É gelado e fresquinho. Ele adora”, diverte-se a dona, a atriz Fernanda Guerreiro, de 17 anos.

Você pode gostar