Por thiago.antunes

Rio - Em um dia típico de verão, com as praias lotadas e o sol forte, a campanha contra a sujeira nas areias também foi intensa. Dois quiosques foram montados em Copacabana e Ipanema para conscientizar os banhistas quanto ao descarte de lixo. A chamada Operação Verão, de combate à desordem, pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), com o apoio da Guarda Municipal, teve muito trabalho.

Munidos de tablets, que imprimem a multa na hora, os agentes autuaram 19 barraqueiros por irregularidades como ausência de tabela de preços e falta de lixeira própria. O cerco aos tradicionais esportes praianos como o altinho e o frescobol também foi cerrado. Mais de 200 grupos foram advertidos para evitar a prática na beira do mar — ela só é permitida ali após 17h. O estacionamento irregular também foi reprimido, com 228 veículos multados e 47 rebocados.

Ipanema voltou a ficar lotada%2C mas sem tumultos%3A presença maciça de policiais e agentes municipais Carlo Wrede / Agência O Dia

Na atividade

O sábado de sol foi um convite para colocar as atividades físicas em dia. Do Leblon ao Flamengo, foi possível perceber desde cedo a disposição para caminhar, correr ou pedalar. A aposentada Tania Pierroti, de 57 anos, levantou cedo e pouco depois das 8h já estava iniciando sua caminhada matinal na Praia do Arpoador. Foram duas horas de exercício ao ar livre: perto das 10h, Tania já se alongava no mirante, no outro extremo da orla de Ipanema e do Leblon.

Viaturas de prontidãoCarlo Wrede / Agência O Dia

O servidor público Nilson da Costa, 49 anos, mora na Tijuca e atravessa a cidade para vir três vezes por semana até as praias da zona sul encarar uma corrida na areia. Ontem, ele correu da altura da Rua Siqueira Campos, em Copacabana, até o Leblon. Outra moradora da Zona Norte cheia de disposição era a professora Thais Vieira, 29 anos, moradora do Méier, Neste sábado, depois de dar uma volta na Lagoa Rodrigo de Freitas, ela resolveu “relaxar” patinando do Arpoador ao Leme. “Vou ouvindo uma musiquinha, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz.”

Policiamento ostensivo em toda a orla

As praias neste sábado contaram com policiamento ostensivo. Por toda a orla da Zona Sul era possível ver grupos de ao menos 20 policiais fazendo rondas. Quatro viaturas da Polícia Civil, além da delegacia móvel, que estava estacionada no Arpoador, completavam o esquema de segurança. Além disso, duas vans da Secretaria de Desenvolvimento Social prestavam serviço no local. De acordo com os policiais, o principal ocorrência nas praias é o furto de objetos dos banhistas.

De olho na balneabilidade

Quem quiser aproveitar o mar, precisa ficar atento às condições de balneabilidade. De acordo boletim do Instituto Estadual do Ambiente, estão próprias as praias de Grumari, Prainha, Pontal, Recreio, Barra da Tijuca, Ipanema, Arpoador, Diabo, Leme e Vermelha. Estão impróprias: Barra de Guaratiba, Quebra-mar até Pepê, Pepino, São Conrado, Vidigal, Leblon, Copacabana, Urca, Botafogo e Flamengo.

Agentes da prefeitura também distribuíram manuais de convivência entre pedestres e ciclitas nas ciclovias da orla e da Lagoa. Houve ainda operação contra estacionamento em local proibido em pontos turísticos da cidade, como o Corcovado.

Você pode gostar