Por tamyres.matos
Rio - O vice-governador do Estado, Luiz Fernando de Souza Pezão, dá início nesta terça-feira na Rua José Vilela, em Parque Leopoldina, Bangu, às obras para aumentar a oferta de água em Bangu, na Zona Oeste. Com investimento de cerca de R$ 90 milhões, oriundos do PAC e do governo do estado, o conjunto de intervenções inclui a construção de novas linhas adutoras, substituição de redes e colocação em funcionamento do reservatório de Bangu, construído na década de 60 e desativado desde a década de 80.
"O reservatório, com capacidade para 17 milhões de litros, atenderá parte dos bairros de Realengo, Padre Miguel, Bangu e Senador Camará, que hoje estão sujeitos à flutuação no abastecimento, por falta de um reservatório e capacidade de armazenar água, durante longas estiagens ou pelo consumo elevado no período do verão – explicou o presidente da Cedae, Wagner Victer.
Publicidade
A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), por meio do Procon Rio, atendeu nesta segunda em Bangu, na Zona Oeste, casos de consumidores que estão há dias sem água da Cedae. Moradores reclamavam que, apesar de não terem água nas torneiras, continuam recebendo e pagando as contas.
O fornecimento de água para o reservatório será feita por meio de uma nova adutora com 800 milímetros de diâmetro e cerca de 1.200 metros de extensão. A elevatória a ser implantada juntamente com a adutora será composta por três grupos de bomba e terá capacidade para bombear 84 milhões de litros de água por dia, o suficiente para encher, se necessário, mais de quatro o reservatório num prazo de 24 horas.
Publicidade
Além disso, a obra feita em parceria com o Governo do Estado em recursos captados em empréstimos com a Caixa Econômica Federal pelo PAC, fará a substituição de 50 quilômetros de rede, trocando as tubulações de ferro fundido por PVC, melhorando o funcionamento do sistema. O novo sistema beneficiará também outras regiões, já que a reservação disponibilizará um adicional de 350 litros de água por segundo, contemplando bairros como a Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Recreio, Zona da Leopoldina e até o Centro da Cidade.