Shopping também conquista carioca

Tachado de programa de paulistas, passeio longe do ar livre agrada no Rio

Por thiago.antunes

Rio - Cariocas estão invadindo a ‘praia’ dos paulistas. E sem pegar estrada. São os shoppings centers que vem conquistando cada vez mais moradores do Rio. A mudança no comportamento acentuada no verão tem sido uma estratégia adotada pela população para fugir do calor e das areias escaldantes no Rio de Janeiro. Com termômetros oscilando acima dos 40 graus, e sensação térmica dez graus acima, cariocas não tão chegados a um bronzeado têm procurado se refugiar do sol em ambientes refrigerados.

Reféns do ar condicionado, muitas famílias estão trocando o calçadão das praias pelos corredores dos shoppings que investem em programação variada e muita comodidade para quem não quer deixar de curtir o verão, nas praças de alimentação, cinemas e áreas de recreação para os pequenos. A ida ao shopping é um dos programas preferidos da babá Valéria Barros, 34 anos.

Pelo menos três vezes por semana a babá Valéria Barros%2C de 34 anos%2C leva Louise e sua filha Maria Clara para tomar sorvete%2C ir ao cinema e brincar no shoppingFernando Souza / Agência O Dia

Pelo menos três vezes por semana, ela leva a criançada para tomar sorvete, ir ao cinema e brincar nos espaços de lazer do Botafogo Praia Shopping. “Aqui elas têm contato com outras crianças e se divertem vendo filmes pela metade do preço”, diz Valéria, que costuma chegar às 13h e fica até às 19h. Como ela, a doméstica Mara Muniz, 43 anos, aproveita a recreação e a segurança do espaço.

“Na praia, só vamos se for bem cedo e evitamos ao máximo entrar na água que está coberta por espuma”, conta ela. Moradores de Botafogo, a arquiteta Aline Carvalho, 29, e o marido, o administrador de empresas, Marcelo Rocha, 32 anos, trocaram as areias da orla pelos Cafés onde podem navegar na Internet. “Acho que muitos cariocas estão abandonando as praias, sempre lotadas e poluídas. Não dá para se refrescar. Tem fila até no chuveirinho dos quiosques”, diz Marcelo.

Casal Marcelo e Aline trocaram as areias quentes pelos Cafés fresquinhos onde navegam na Internet Fernando Souza / Agência O Dia

Para quem não está de férias, não resta outra alternativa a não ser enfrentar a sauna carioca. “Já saio de casa com o uniforme que é preto. Só melhora quando começo a trabalhar no ar condicionado”, diz Tamara Coelho, 21 anos, atendente de um Café. Para contornar o calorão, a receita dela é beber muita água e deixar o ar ligado direto. Mesmo morando na Rocinha, Tamara evita a praia de São Conrado. “Nasci no país errado. Eu odeio calor”, brinca.

Pesquisa aponta que 77% preferem os centers

Para quem acha que todo carioca adora praia, pesquisas recentes revelam que a ida ao shopping é o programa preferido de 77% dos moradores do Rio. O banho de mar aparece apenas em segundo lugar, na opinião de 74% dos entrevistados na enquete ‘Hábitos Culturais dos Cariocas’, da Secretaria Municipal de Cultura. Mais da metade da população (68%) se diverte mais indo ao cinema do que frequentando as quadras de escolas de samba (22%).

Tamara valoriza o trabalho no ar condicionado do café onde é atendente%3A ‘já saio de casa com uniforme’Fernando Souza / Agência O Dia

A grande maioria (95%) gosta mesmo é de ouvir música. Apenas 37% costumam ir ao teatro, 34% a museus ou exposições de arte - mesma taxa dos que saem para dançar em boates – e 32% a bibliotecas, mas 64% dizem ter o hábito de ler livros não didáticos. Boa parte (40%) vai às feiras de artes ou artesanato e joga videogame. Além disso, foram indicados os hábitos de praticar esportes (74%) e acessar a internet (71%).

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia