Por thiago.antunes

Rio - A ampliação do passe livre estudantil nos ônibus municipais, anunciada pela prefeitura na semana passada, começou a valer ontem para os alunos da rede pública do ensino fundamental e médio que já tinham o cartão RioCard. O mesmo vale para os universitários do ProUni, que já tinham um RioCard especial para pagar meia-passagem.

Estes dois grupos têm direito a receber 76 gratuidades por mês a partir de hoje. Antes, os alunos do ensino fundamental e médio recebiam 60 passagens por mês. O objetivo do aumento de 16 gratuidades é que os estudantes possam usar os ônibus também nos fins de semana para se deslocarem até os bens culturais da cidade, segundo decreto do prefeito Eduardo Paes.

Prefeito disse que se baseou nas demandas das manifestações de ruaFelipe O`Neill / Agência O Dia

O limite diário para cada um continua a ser quatro passagens. Os jovens do ensino fundamental e médio, porém, precisam, nos dias de semana, além de portar o RioCard, estar uniformizados para ingressar nos ônibus da cidade. O terceiro grupo que passou a ter direito às gratuidades pelo novo decreto do prefeito é o de universitários, de faculdades públicas ou privadas, com renda familiar per capita de até um salário mínimo por mês.

Para estes, é necessário se cadastrar nas agências do RioCard no município do Rio a partir do dia 10. Os estudantes devem levar comprovante de matrícula e de renda atualizados. A comprovação de renda pode ser feita pela declaração de imposto de renda ou contracheque dos responsáveis legais ou uma “autodeclaração” com assinatura de termo específico, a ser oferecido no local. A lista com as agências do RioCard pode ser conferida no site da empresa: www.cartaoriocard.com.br.

A ampliação do passe livre estudantil foi anunciada pela prefeitura no dia da publicação do reajuste das passagens dos ônibus municipais para R$ 3. Em entrevista ao jornal O DIA, o prefeito explicou que a decisão pela ampliação do benefício foi baseada na demanda das manifestações de rua percebida pela prefeitura.

Você pode gostar