Rio - A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) lacrou oito veículos com a documentação vencida, mau estado de conservação e extintor fora da data de validade. Além disso, 49 multas foram aplicadas aos motoristas que estacionaram em local proibido e parada em fila dupla. Este foi o resultado da Operação Volta às Aulas, realizada nesta terça-feira em 41 escolas da Zona Sul, Zona Norte, Barra e Jacarepaguá.
A operação, que tem por objetivo ordenar o trânsito no embarque e desembarque em frente aos estabelecimentos de ensino e de orientar os motoristas quanto às regras de trânsito, foi realizada pela primeira vez no início do ano letivo de 2013. A prefeitura mapeou as instituições de ensino que geram grandes retenções no trânsito dos bairros onde estão localizadas.

“A prefeitura alerta aos pais e responsáveis pelos alunos que contratem apenas o transporte escolar regulamentado. Não é permitido parar em fila dupla em frente às escolas. Os motoristas que não respeitarem as exigências estarão sujeitos às penalidades determinadas pelo Código de Trânsito Brasileiro”, ressalta a SMTR, em nota.
Além do ordenamento do trânsito, foi feita fiscalização do transporte escolar. Na ação, foram observados itens como cinto de segurança, extintores de incêndio, condições dos pneus e lataria, parte elétrica, aspectos de limpeza e documentação obrigatória.
Mudanças nos Transportes
O secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório, deixará o cargo em março para tentar uma vaga na Assembleia Legislativa. No lugar dele, volta Alexandre Sansão, que tem um perfil técnico e ocupava a cadeira antes. A SMTR não confirma, mas integrantes do governo Eduardo Paes consideram a saída dele como certa. Com isso, Osório deixa de inaugurar as obras da área, previstas até 2016.