Linha 4 do Metrô: novas intervenções em Ipanema começam no sábado

Trechos da Visconde de Pirajá entre Maria Quitéria e Epitácio Pessoa serão ocupados temporariamente por canteiro de obra

Por O Dia

Rio - Para permitir a passagem do Tunnel Boring Machine (TBM), o 'Tatuzão', por baixo da Rua Visconde de Pirajá, em Ipanema, será necessário fazer um serviço de tratamento e impermeabilização do solo na via. Por isso, a partir do próximo sábado, trechos da Visconde de Pirajá entre a Rua Maria Quitéria e a Avenida Epitácio Pessoa serão ocupados temporariamente por canteiros de obras. Duas das três faixas de rolamento da via ficarão livres para o trânsito. Os ônibus que trafegavam pela Visconde de Pirajá passarão a circular pela Avenida Vieira Souto.

Para preparar a região para as intervenções, o Consórcio Linha 4 Sul, responsável pelas obras da Linha 4 do Metrô entre Ipanema e Gávea, já iniciou serviços de readequação viária, como realocação de semáforos, instalação de novas sinalizações, ajustes em calçadas e ciclovias, construção de baias na orla para a instalação dos novos pontos de ônibus, início da colocação de tapumes, entre outros.

Durante a execução dos serviços na Visconde de Pirajá, serão criados acessos especiais para as garagens da área impactada, evitando o bloqueio total. O fluxo de pedestres no passeio público será mantido e o estacionamento será proibido na Visconde de Pirajá no trecho em obras.

Ônibus - Os pontos de ônibus serão instalados na orla na mesma direção dos existentes na Visconde de Pirajá para que os usuários saibam onde passará a linha que costumam utilizar.

Operadores de tráfego trabalharão na região para orientar condutores e pedestres. As alterações viárias foram aprovadas pela pela CET-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro) e Secretaria Municipal de Transportes (SMTR).

Intervenções
Os canteiros de obras serão instalados em fases, para que duas faixas da Visconde de Pirajá esteja sempre liberada à circulação de carros.

Fase 1:
-> Esquina da R. Maria Quitéria com a Av. Visconde de Pirajá, lado par;
-> R. Visconde de Pirajá, do número 415 até a esquina com a Garcia D'Ávila;
-> R. Visconde de Pirajá, da esquina da Garcia D'Ávila até o número 493;
-> R. Visconde de Pirajá entre o número 608 e a esquina com a Avenida Henrique Dumont.
-> R. Visconde de Pirajá, lado par, entre a R. Henrique Dumont e a Avenida Epitácio Pessoa;

Fase 2:
-> R. Visconde de Pirajá, em frente ao número 525;
-> R. Visconde de Pirajá, entre os números 520 e 540;
-> Lado ímpar da Visconde de Pirajá na esquina com a García D'Ávila
-> R. Visconde de Pirajá, em frente ao número 577;

Fase 3:
-> R. Visconde de Pirajá entre os números 452 e 466;
-> R. Visconde de Pirajá entre os números 495 e 503;
-> Lado par da Visconde de Pirajá na esquina com a Rua Aníbal de Mendonça;
-> Lado par da Visconde de Pirajá na esquina com a Rua Henrique Dumont;

* Os canteiros que ficarem na mesma altura, mas um de cada lado da via, serão montados em momentos diferentes para que se preserve sempre o fluxo de veículos na Visconde de Pirajá.

Últimas de Rio De Janeiro