Deams também terão formação para abordar mulheres lésbicas e bissexuais

Agentes das Delegacias de Atendimento às Mulher serão os próximos a receber treinamento do Programa Estadual Rio Sem Homofobia

Por O Dia

Rio - Vinculada ao Programa Rio Sem Homofobia, a Jornada Formativa de Segurança Pública e Cidadania, voltada para lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros (LGBT), vai orientar, por meio de cursos, agentes das 12 Delegacias de Atendimento à Mulher (Deams) e cinco Núcleos de Atendimento à Mulher (Nuams) da capital e interior do estado, a como lidar com situações envolvendo homossexuais. As orientações também serão estendidas a mais de 100 peritos criminais de todo o estado e a pelo menos 470 novos delegados que estão ingressando na corporação.

Conforme O DIA publicou ontem, 3,2 mil policiais civis e militares já foram capacitados pelo Rio Sem Homofobia. Até o fim do ano, 12 mil agentes receberão instruções dos técnicos do programa — o equivalente a 20% de todo efetivo das duas polícias no estado, que têm 60 mil servidores (45 mil deles da PM).

Rio sem Homofobia faz palestras para policiais civis e militares se especializarem no tratamento com gaysErnesto Carriço / Agência O Dia

“Essa parceria vai resultar num melhor e mais amplo atendimento, principalmente às mulheres lésbicas e bissexuais”, explica o superintendente e coordenador do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, Cláudio Nascimento.

No caso dos peritos, Cláudio disse que as orientações serão importantes porque atualmente boa parte dos crimes envolvendo mulheres bissexuais e lésbicas não tem solução.

“Há uma tendência à desqualificação dos crimes, taxados como passionais e pronto. Uma coisa é um crime de ódio e outra, crime comum. Um cidadão assassinado com 57 facadas, por exemplo, foi levado à morte por conta de muito ódio. Detalhe assim tem que ser levado em consideração na investigação”, diz.

As orientações envolvem debates sobre a cultura, pedagogia, cidadania, direitos sociais, civis e penais, voltados para o público LGBT.

Últimas de Rio De Janeiro