Por bianca.lobianco

Rio - Peneiras instaladas em bueiros pela cidade para evitar inundações causadas pelo entupimento de galerias pluviais. Máquinas que trocam lixo reciclável por descontos nas passagens de metrô. Ideias como estas foram enviadas pelos cariocas no projeto Rio +, que busca sugestões para melhorar a qualidade de vida na Cidade Maravilhosa. Treze delas serão implantadas experimentalmente.

Murilo Farah, idealizador do Rio +, conta que a iniciativa pretende estimular o engajamento popular na melhoria do Rio. “Por que não se constroem cidades com um plano coletivo? Faltam canais que viabilizem essa interação com a população, que tem vontade de participar, mas não sabe como”, diz.

A participação surpreendeu os organizadores do projeto: 1.692 ideias foram enviadas. Elas são divididas por 13 categorias ou temas, entre elas cidadania, sustentabilidade, educação e mobilidade. Agora é a vez de o carioca votar e escolher as que serão testadas. Caso funcionem ou tenham um impacto positivo, é grande a chance de a prefeitura adotá-las.

A votação pode ser feita no site www.riomais.vc, ou pessoalmente em um contêiner que está estacionado na Praia de Copacabana, no Posto 4, até o dia 13 de abril. A votação acabam neste domingo e o resultado das ideias vencedoras sai no dia 18.


Você pode gostar