Por thiago.antunes

Rio - Pela primeira vez no Brasil, o Festival 100 em 1: em um único dia, 100 intervenções artísticas espalhadas pela cidade. Cariocas são convidados a mostrar seu amor pelo Rio de Janeiro com projetos que tragam ideias bacanas, diferentes.

Qualquer um pode se inscrever, e as ações devem propor melhorias para a cidade. Chamado também de Festival de Cidadania, o 100 em 1 foi criado em Bogotá, na Colômbia, e já é realizado em 12 países. Tem mural de mensagens de amor, brinquedos bem bolados, karaokê ambulante, troca-troca de livros, danças coletivas, jardinagem, poesias, passeios guiados e muito mais. A programação é extensa.

Jacaré trabalhador

Dorival Caymmi já cantava “quem não gosta de samba bom sujeito não é”. E a turma do bloco Eu sou Eu, Jacaré é Bicho D’água, adepta dos versos, vai fazer nas calçadas musicais de Vila Isabel a Festa do Jacaré Trabalhador. A roda de samba será na esquina das ruas Visconde de Abaeté e Torres Homem, no sábado, dia 3, a partir de 19h.

Timbre incomum

Folakemi tem uma voz poderosa. Uma mistura de Nina Simone com Amy Winehouse, com um timbre incomum e um repertório versátil, que passeia pelos clássicos do soul e do blues e por artistas brasileiros, pelos quais essa inglesa de ascendência nigeriana se encantou. Ela canta pelas ruas e praças do Rio desde 2001, quando chegou por aqui. E faz shows em casas noturnas, com seu Folakemi Quinteto. O próximo é no dia 15, no Clube La Esquina, na Lapa.

Voz potente de Fukaemi é atraçãoDivulgação

Sarau tropicaos

Uma edição pra lá de especial do Sarau Tropicaos — Um Ano de Loucuras, do pessoal do Norte Comum, amanhã, no Hotel e Spa da Loucura, no Engenho de Dentro. Poesia, performances, exposições, shows e instalações. Microfones abertos para quem quiser participar e pedido para que as pessoas levem frutas, bolos, biscoitos e bebidas não alcoólicas para uma mesa “colaborativa”.

Deus abençoe: B.L.E.S.S.

A última festa juntou mais de duas mil pessoas no Aterro, na maior paz e harmonia. Agora, em cima da hora, a prefeitura decidiu embarreirar sem explicações. A festa B.L.E.S.S. – bênção em inglês, expressão da turma do reggae – teve que ser transferida para o Clube Boqueirão, atrás do MAM. Com novo paredão de som do DJ Fabio Black, será uma fusão da galera do Rio, da Baixada e do Maranhão.

B.L.E.S.S.Divulgação

Música dos deuses

Maio reserva um belo programa para os cariocas. A cidade recebe o IX RioHarpFestival, com nomes consagrados da harpa em concertos diários e gratuitos. São 42 harpistas nacionais e internacionais em mais de 100 shows nos lugares mais belos do Rio, como o Corcovado, a Ilha Fiscal, o Forte de Copacabana, o Museu Histórico Nacional e a Biblioteca Nacional.

A cidade recebe o IX RioHarpFestival%2C com nomes consagrados da harpa em concertos diários e gratuitosRioTur

Além de nomes como o canadense Josh Laine, o “gênio da harpa”, haverá solos, duos e trios dos grandes harpistas mundiais com orquestras de comunidades carentes. Começa hoje, com concerto às 16h, no Palácio Guanabara, em Laranjeiras.

Confetes

Sacudindo o Xequeré, projeto do percussionista e cantor Marcelo Amaro, apresenta a diversidade de ritmos e caminhos percussivos, sotaques do Brasil e muita africanidade através do samba. Nesta sexta-feira às 21 no Centro Cultural Carioca.

Festa de skate, desejo de ocupar o espaço público e bons motivos para comemorar foi a mistura que deu origem à parceria da festa Breakz com o Baile do Ademar. Nesta sexta-feira, na pista de skate do Aterro, de 17h à meia-noite.

Para os amantes do vinil, sábado tem o encontro mais democrático de troca de discos do Rio: o tradicional RJ Vinil Clube, ao lado da Pedra do Sal. Lá se encontra de tudo: compactos, Lps, 10 polegadas, 12 polegadas, 33 rpm, 45 rpm, 76 rpm.

Em comemoração ao Dia das Mães, o Bangu Shopping oferecerá ao público um concerto gratuito da Orquestra Petrobras Sinfônica, no domingo, dia 4, a partir das 17h, na Praça de Eventos.

A Orquestra Voadora convida o flautista Carlos Malta, nesta sexta, na Lona Cultural Jacob do Bandolim, em Jacarepaguá. Entradas a R$ 10.

Nesta quinta-feira é Dia do Trabalho. Para festejar, o Grupo Estiva, Futebol, Lazer e Cultura faz a 1ª Festa em Homenagem ao Trabalhador na Praça da Harmonia, com bingo, música e brincadeiras. Uma celebração dos moradores da Saúde, Gamboa, Santo Cristo, Morro da Conceição e Morro do Pinto.

A colunista é Rita Fernandes

Você pode gostar