Por thiago.antunes

Rio - Nova troca de tiros assustou moradores, deixou pelo menos um morto na noite desta terça-feira e mobilizou equipes da UPP no Complexo do Alemão. Os disparos foram ouvidos no Morro do Alemão, à noite, e na localidade da Grota, à tarde. A Estrada do Itararé foi fechada pela PM até por volta das 22h. Antes disso, PMs detiveram dois suspeitos com drogas no Areal. Ambos foram encaminhados para a 45ª DP (Alemão).

Às 19h, cerca de 50 moradores organizaram protesto contra a apreensão de um menor acusado de envolvimento com tráfico. Os manifestantes com cartazes interromperam o trânsito e caminharam pela Rua Joaquim de Queiroz, Estrada do Itararé e Avenida Itaoca, as três principais vias do complexo.

Um ônibus foi queimado na Estrada Adhemar Bebiano (antiga Estrada Velha da Pavuna), próximo ao PAM de Del Castilho. Três homens mandaram passageiros descerem e atearam fogo no coletivo da linha 629 (Irajá-Saens Peña).

Na noite de segunda e madrugada de terça-feira, os confrontos entre a polícia e traficantes foram intensos. Moradores enviaram mensagens para o WhatsApp do DIA (98762-9248) com medo dos tiros e se dizendo reféns do risco, sem coragem para sair às ruas. Não houve registro de feridos, porém, durante a madrugada.

Para reforçar o patrulhamento, PMs de outras UPPs, como dos morros do Adeus e da Rocinha, foram mobilizados e intensificaram as ações na Estrada do Itararé. Houve blitz no Largo do Itararé e perto da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Alemão, que no dia 28 de abril foi destruída em um protesto que também resultou em intensa troca de tiros entre PMs e traficantes.

Só após a chegada de do Batalhão de Choque e do Bope, além de equipes de outras UPPs e dos batalhões da Maré, Tijuca e Méier, a situação foi controlada. Centenas de moradores temiam voltar para casa. Houve troca de tiros no Morro da Serrinha, em Madureira, e no Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, no início da madrugada de ontem. As duas comunidades não têm UPP. Não houve registros de prisões ou feridos.

Você pode gostar