Concurso na Quinta da Boa Vista alerta para o descarte do celular

Quem arremessar aparelho mais longe, ganha a competição

Por O Dia

Rio - Um concurso inusitado vai acontecer NESTE DOMINGO, a partir das 9h, na Quinta da Boavista, em São Cristóvão. Será a primeira edição do ‘Pitch Your Phone’ (‘Arremesse o seu celular’). A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura do Rio e um curso de idiomas. A competição acontecerá em três categorias e, segundo os organizadores, o objetivo é conscientizar as pessoas sobre o descarte do lixo eletrônico. Ganha quem arremessar o aparelho mais longe.

Cada candidato se inscreveu pelo site www.pitchyourcell.com.br entre as categorias crianças (6 a 10 anos), adolescentes (11 a 17) e adultos (a partir de 18 anos). Os vencedores serão presenteados com videogames, smartphones, câmeras digitais e vale-presentes. Cada competidor levará seu próprio aparelho, podendo arremessar até dois. Ao final do concurso a organização fará o descarte adequado dos celulares.

O organizador do concurso, Rômulo Groisman, disse que o evento visa conscientizar as pessoas para o descarte adequado do lixo eletrônico, além de alertar para os danos que isso pode causar, como contaminação do solo, água e propagação de doenças. “Nossa ideia é levar, através de uma forma alegre e divertida, a real dimensão do problema para que as pessoas passem a conhecer a maneira correta de se livrar dos celulares”, explicou Groisman.

Caso chova, o evento será transferido para outra data. Os participantes devem acessar o site do concurso no dia da competição. O concurso acontece desde 2000 na cidade de Savonllina, na Finlândia. Segundo um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil descarta anualmente 2,2 mil toneladas de celulares por ano, ficando atrás somente da China no ranking mundial.

Últimas de Rio De Janeiro