Concurso na Quinta da Boa Vista alerta para o descarte do celular

Quem arremessar aparelho mais longe, ganha a competição

Por thiago.antunes

Rio - Um concurso inusitado vai acontecer NESTE DOMINGO, a partir das 9h, na Quinta da Boavista, em São Cristóvão. Será a primeira edição do ‘Pitch Your Phone’ (‘Arremesse o seu celular’). A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura do Rio e um curso de idiomas. A competição acontecerá em três categorias e, segundo os organizadores, o objetivo é conscientizar as pessoas sobre o descarte do lixo eletrônico. Ganha quem arremessar o aparelho mais longe.

Cada candidato se inscreveu pelo site www.pitchyourcell.com.br entre as categorias crianças (6 a 10 anos), adolescentes (11 a 17) e adultos (a partir de 18 anos). Os vencedores serão presenteados com videogames, smartphones, câmeras digitais e vale-presentes. Cada competidor levará seu próprio aparelho, podendo arremessar até dois. Ao final do concurso a organização fará o descarte adequado dos celulares.

O organizador do concurso, Rômulo Groisman, disse que o evento visa conscientizar as pessoas para o descarte adequado do lixo eletrônico, além de alertar para os danos que isso pode causar, como contaminação do solo, água e propagação de doenças. “Nossa ideia é levar, através de uma forma alegre e divertida, a real dimensão do problema para que as pessoas passem a conhecer a maneira correta de se livrar dos celulares”, explicou Groisman.

Caso chova, o evento será transferido para outra data. Os participantes devem acessar o site do concurso no dia da competição. O concurso acontece desde 2000 na cidade de Savonllina, na Finlândia. Segundo um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil descarta anualmente 2,2 mil toneladas de celulares por ano, ficando atrás somente da China no ranking mundial.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia