Lagoa poluída da Barra dará lugar a parque em ilha

Projeto do estado custará R$ 670 milhões

Por thiago.antunes

Rio - O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quinta-feira, trouxe novidades para o setor no Rio de Janeiro. Em evento com a presença do governador Luiz Fernando Pezão, foram lançadas as obras de despoluição do complexo lagunar da Barra da Tijuca e Jacarepaguá. As ações, que integram o compromisso da cidade para as Olimpíadas de 2016, vão dragar 5,7 milhões de metros cúbicos de sedimento do fundo das lagoas e criar, com os resíduos, uma ilha-parque, projeto inédito no país. As operações devem ser concluídas em 30 meses e vão custar cerca de R$ 670 milhões.

Bar panorâmico será construído após extensão do quebra-marDivulgação

A formação da ilha será feita a partir de cápsulas têxteis preenchidas com o material dragado. No local, serão construídas trilhas, ciclovias e um centro de referência ambiental da Secretaria Estadual do Ambiente. “A ilha será uma nova área de lazer para os moradores integrada ao ambiente urbano e com vocação ambiental”, afirmou o secretário Carlos Portinho.

Além da ilha, estão previstas obras no quebra-mar da Barra, que será prolongado em 180 metros. O objetivo da reforma é evitar o assoreamento na embocadura do Canal da Joatinga, provocado pelo acúmulo de areia da orla. Além disso, a extensão do quebra-mar prevê melhorar a qualidade da água da Praia da Barra, na altura do Pepê. Também será construído um bar panorâmico no local.

Rios da região serão tratados

A qualidade dos rios que deságuam no complexo lagunar da Zona Oeste também é uma preocupação da secretaria. Junto ao desassoreamento, serão construídas quatro Unidades de Tratamento de Rios (UTR) da Cedae, que irão impedir a chegada de dejetos às lagoas da região.

Atualmente, apenas a UTR do Rio Arroio Fundo está em funcionamento e trata 1.800 litros de esgoto por segundo. Com a instalação das novas unidades, a capacidade de tratamento deve ser elevada em mais de 2 mil litros por segundo.

Últimas de Rio de Janeiro