Procon fiscaliza táxis no Santos Dumont

Agentes receberam uma única denúncia de que profissionais estariam fazendo corrida 'no tiro'

Por O Dia

Rio - Iniciado na última quinta-feira, o plantão especial da Secretaria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon) para atendimento trilíngue durante a Copa do Mundo passou pelo seu primeiro fim de semana com o registro de uma única denúncia recebida pelos agentes de que os taxistas com ponto no Aeroporto Santos Dumont estariam executando corridas sem taxímetro ou voucher (a corrida no tiro), o que é proibido por lei. Mas a denúncia não se confirmou, conforme verificado em fiscalização, sábado, no local.

Para prevenir irregularidades no caso de utilização de táxis pelos turistas, o Procon Estadual está distribuindo nesses pontos de atendimento cartilha com orientações sobre o funcionamento dos táxis no Rio de Janeiro e os direitos dos usuários do serviço. Foram impressos 50 mil exemplares da cartilha, dos quais 10 mil estão escritos em inglês e 10 mil em espanhol, visando aos turistas estrangeiros que estão no Rio para a Copa.

Agentes fiscalizaram táxis no Aeroporto Santos DumontDivulgação

Agentes do Procon Estadual também estarão no Porto do Rio até o dia 15 de julho nos dias com previsão de atracação de navios de passageiros. Tanto lá como nos aeroportos e na Rodoviária Novo Rio, as equipes, quando de plantão, estarão tirando dúvidas sobre relação de consumo e atendendo a denúncias e queixas dos consumidores, sempre das 7h às 22h.

Neste período, o atendimento presencial nos postos do Procon Estadual funcionará até o meio-dia nos dias em que o governo do estado decretou meio expediente: 17, 18, 23 e 25 de junho. No feriado de Corpus Christi (19 de junho) e nos dias que o governo estadual decretou ponto facultativo durante a Copa (20 de junho e 04 de julho), os postos de atendimento não vão funcionar.

Durante a Copa o atendimento ao público por telefone (Disque 151) funcionará também das 7h às 22h, com exceção do feriado e dias de ponto facultativo. Nesses dias, o contato com brasileiros e turistas – em português, inglês ou espanhol – será realizado no mesmo horário através do e-mail copadomundo@procon.rj.gov.br. O atendimento por e-mail também será efetuado nos sábados e domingos que tiverem jogos da Copa e após às 12h nos dias de meio expediente.

Últimas de Rio De Janeiro