Por felipe.martins

Rio - Um problema no cabeamento da Light deixou o Aterro do Flamengo sem luz ao anoitecer de segunda-feira. Por volta das 17h30, quando as lâmpadas dos postes costumam ser acesas, foi constatado o defeito. O cabeamento fornece energia para a subestação da empresa de iluminação pública da cidade, RioLuz, no Aterro.

O reparo terminou por volta das 20h, mas foi necessário um ajuste na subestação, de responsabilidade da RioLuz, o que prolongou a falta de energia na via que liga o Centro a Zona Sul da cidade. Os motoristas que passavam pelo local tiveram que usar faróis altos para percorrer o trajeto.

A escuridão, que alcançou toda extensão do parque poderia ter sido evitada, segundo a Light, caso a RioLuz tivesse feito a transferência automática do abastecimento para a linha de suprimento reserva que a subestação dispõe.

Segundo o presidente da RioLuz, Henrique Pinto, às 20h20, o engenheiro da empresa chegou à subestação e constatou que teria que fazer a transferência manual da carga de energia para restabelecer o fornecimento. “Trata-se de uma operação delicada. Contamos que, se tudo der certo com o restabelecimento da carga energética, a luz volte ao Aterro até às 21h”, previu o presidente. Entretanto, a energia só voltou pouco antes de 0h30, mais de três horas depois do previsto.

Você pode gostar