Por tabata.uchoa
Sucesso é tanto que profissionais do ramo estão trocando os clientes por outros de quatro patasDivulgação

Rio - A cada latido um flash. Eternizar num clique momentos especiais com alguém muito querido virou moda entre donos de animais de estimação. No lugar dos antigos álbuns de recordação de crianças e adolescentes, a mania agora entre as famílias é fazer um book fotográfico —livros com as fotos dos peludos impressas em papel. Na Zoom Pet, produtora especializada em ensaios de animais, o cliente recebe um DVD com 20 fotos digitalizadas a partir de R$ 400. As sessões fotográficas costumam durar entre 30 e 40 minutos, em média.

A ideia tem feito tanto sucesso, que muitos profissionais estão trocando de clientes e abrindo seus estúdios para receber os modelos de quatro patas. A opção do local fica a critério da pessoa. Os cliques podem ser feitos em praias, parques, dentro de um estúdio ou na casa do próprio cliente, onde normalmente os animais ficam mais à vontade, pois estão no seu ambiente.

“Temos uma procura bem variada, mas a maioria é de jovens que estão casados há pouco tempo, e o animal é como um filho para eles que chegou para reforçar a união”, ressalta a produtora Carolina Feital.
A proprietária da Zoom Pet explica que não é tão simples conseguir os melhores ângulos dos bichinhos. É preciso uma boa dose de dedicação e paciência com esses modelos que nem sempre estão a fim fazer pose.

“Eu chego nos ensaios e espero ganhar a confiança do cachorro primeiro. As vezes demora quase 1h para começar. Deixo ele cheirar todo o equipamento para não se assustar com nada. E só depois de estar calmo é que começamos. O dono tem que estar sempre presente e com um brinquedinho e o petisco de que ele mais gosta”, dá a dica Carolina.

Os cães da raça japonesa Akita, Billy Joe, Magalhães e Ira, 6 anos, foram fotografos em casa sem roupinhas ou fantasias, apenas com acessórios, para realçar a beleza natural dos animais. “Nunca havia tirado fotos com um profissional. Queria eternizar esse momento porque são como filhos e sei que não vão ficar comigo para sempre”, diz a nutricionista Carmine Dornelles, que vai escolher as melhores fotos para montar um book.

Álbuns de fotos custam a partir de R%24 400Divulgação


Se o orçamento permitir, as fotos não precisam ficar apenas no porta-retrato. A recordação pode estampar uma coleção de objetos como canecas, copos, chaveiros, marcadores de livro, mouse pads, imãs de geladeira, pôsteres e camisas.

Álbuns de fotos com os donos ou sozinhos

Se os donos preferirem as fotos podem ser do animal sozinho ou com a família. As melhores imagem são selecionadas para ilustrar o álbum que ganha nomes variados — Pet Photo ou Book Pets. A maioria da clientela é formada por donos de cães, mas os estúdios também fazem ensaios com gatos ou qualquer outro animal de estimação. É importante fazer com que o animal gaste bastante energia antes das fotos para que fique mais tranquilo.

Você pode gostar