Dilma e Pezão assinam empréstimo de R$ 3,4 bi para construção de Guandu 2

Sistema será direcionado para atendimento da população da Baixada Fluminense

Por O Dia

Rio - Durante a solenidade de inauguração do Arco Metropolitano, em Duque de Caxias, na manhã desta terça-feira, a presidenta da República Dilma Rousseff e o governador Luiz Fernando Pezão assinaram a autorização de empréstimo no valor de R$ 3,4 bilhões junto à Caixa Econômica Federal para a construção do sistema de captação de água tratada Guandu 2. De acordo com o presidente da Cedae, Wagner Victer, o novo sistema será direcionado para atender à população da Baixada Fluminense nos próximos 25 anos.

"O Complexo Guandu 2 consiste na implantação de uma nova estação para tratar 12 mil litros por segundo, elevatória de água tratada, linha de recalque (tubulação que abastece o reservatório) e reservatório com capacidade para armazenar 57 milhões de litros. Os recursos, que serão repassados diretamente da Caixa para a Cedae, serão usados também para a construção, nos diversos municípios da Baixada Fluminense, de 17 novos reservatórios e reforma de outros nove que hoje estão fora de operação", disse Victer.

Na região ainda serão construídas 16 elevatórias de grande porte (sistema de bombeamento) e assentados 95 quilômetros de adutoras para abastecer os reservatórios e outros 760 quilômetros de troncos e rede distribuidora, e instalação de mais de 100 mil novas ligações prediais.

Últimas de Rio De Janeiro