Transportes com frota 100% em dia de Brasil e jogo da França contra Alemanha

Com jogo da Seleção e partida no Maraca, metrô e trem circularão em esquema de dia útil

Por O Dia

Rio - As ruas no entorno do Estádio do Maracanã começarão a ser fechadas às 5h desta sexta-feira para receber os torcedores que irão acompanhar o jogo entre França e Alemanha, marcado para as 13h. No primeiro horário, somente a Rua Professor Eurico Rabelo e suas transversais terão trânsito interrompido. Às 6h, também fecham as avenidas Radial Oeste, Maracanã e Paula Souza.

As vias reabrem apenas duas horas após o término da partida. Assim, caso o duelo de quartas de final seja definido na prorrogação ou na disputa por pênaltis, as ruas da região serão liberadas somente às 18h. Em Copacabana, onde está montado a Fifa Fan Fest, também ocorrem interdições. A partir das 7h, será montada a área de lazer junto à praia.

Às 16h30, a pista da Avenida Atlântica próxima aos prédios também será fechada no trecho entre a Rua Figueiredo Magalhães e a Avenida Princesa Isabel. O trânsito será interrompido na região até as 21h, sendo desviado para a Rua Figueiredo Magalhães e a Avenida Nossa Senhora de Copacabana.

A Polícia Militar informou que 4 mil policiais farão a segurança no entorno do Maracanã. Também estarão de prontidão homens do Batalhão de Grandes Eventos, do Bope e do Choque. Já a Fifa Fan Fest contará com 1.200 PMs.Para atender aos torcedores, o metrô e os trens funcionarão em esquema de dia útil, operando com 100% da frota e intervalos iguais aos registrados em horários de pico.Nos dois modais, portadores de ingresso terão acesso liberado a partir das 9h e até duas horas após o fim da partida. Os ônibus circularão com toda a frota e terão reforço nas linhas do Maracanã.

PROGRAME-SE

BANCOS

Devido ao feriado integral decretado pelo prefeito Eduardo Paes, não haverá atendimento nas agências bancárias hoje. A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) orienta os clientes a realizarem suas transações financeiras pelos canais alternativos, como caixas de autoatendimento e internet banking. Outra opção para pagamentos, as casas lotéricas funcionarão até as 16h e não reabrem após a partida.

BARCAS

A CCR Barcas, concessionária que opera o modal, irá trabalhar em regime de operação especial hoje. No trajeto Praça 15-Arariboia, haverá saídas a cada 30 minutos a partir das 5h30. A última embarcação sai às 23h30. Já no trecho Praça 15-Charitas, as saídas acontecem de hora em hora das 7h às 11h e das 15h30 às 20h30. No período intermediário, das 11h às 15h30, as viagens terão intervalo de 1h30. As saídas da Praça 15 para Cocotá ocorrem às 7h45, 9h15, 16h, 17h30 e 19h.

SUPERMERCADOS

Segundo a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), os estabelecimentos da cidade, em sua maioria, irão fechar 15 minutos antes e reabrir tão logo acabe a partida entre Brasil e Colômbia. O duelo está marcado para começar às 17h. Excepcionalmente hoje, as lojas da rede Prezunic fecharão às 16h e não vão funcionar após o término do jogo da seleção brasileira.

SHOPPINGS

Seguindo expectativa da Associação Brasileira dos Lojistas de Shopping (Alshop), o West Shopping, de Campo Grande, e o Barra Shopping funcionam das 10h às 22h, com interrupção entre as 16h e 20h. O Carioca Shopping, em Vicente de Carvalho, funcionará por mais tempo, fechando apenas às 16h30 e reabrindo 30 minutos após o fim do jogo. No Top Shopping, de Nova Iguaçu, o funcionamento será das 9h às 16h, com reabertura prevista para as 20h. No Shopping Tijuca, localizado próximo ao Maracanã, as lojas fecham às 16h e reabrem 30 minutos depois do jogo.

Últimas de Rio De Janeiro