Carioca terá circuito cultural de graça no sábado

Programação inclui transporte e entradas a seis atrações da cidade, entre elas MAR, CCBB, Museu Histórico Nacional e dois fortes

Por O Dia

Rio - No próximo sábado, a população do Rio vai ganhar um presente. Das 10h às 18h, acontece a 3ª edição do Circuito Cultural, uma iniciativa da Rio Ônibus (associação das empresas de transporte de passageiros), que vai oferecer a oportunidade para que todos conheçam, sem gastar nada com transporte ou ingressos, o acervo e a história de seis importantes instituições cariocas: MAR (Museu de Arte do Rio), CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), Museu Histórico Nacional, Forte de Copacabana, Forte do Leme e Monumento aos Pracinhas.

O trajeto será feito por ônibus, que vão sair de 40 em 40 minutos de cada uma das seis instituições participantes do circuito. Haverá guias nos coletivos e nas instituições para orientar os visitantes durante o passeio, com a distribuição de folhetos com o histórico e curiosidades de cada local visitado, além de uma apresentação de encerramento, no Forte Copacabana, da orquestra Violões do Forte, formada por músicos apoiados pela Rio Ônibus.

O Museu de Arte do Rio (MAR) é um dos destaques do circuito oferecido aos cariocas no próximo sábadoDivulgação

Às 18h, os coletivos sairão de cada instituição com destino ao Monumento aos Pracinhas, onde o circuito termina. A ideia do Circuito Cultural surgiu no ano passado, quando o tenente-coronel do Exército, Rêgo Barros, diretor do Monumento aos Pracinhas, resolveu procurar a Rio Ônibus e demais parceiros para desenvolver o projeto. “Eu estava com vontade de fazer um evento basicamente igual ao Circuito Bairro Imperial, que existe há seis anos em São Cristóvão”, disse o tenente-coronel.

Nesta terceira edição, a expectativa é superar o número de visitantes das duas primeiras edições. “Além das redes sociais, distribuímos panfletos e divulgamos esse evento nas TVs dentro dos coletivos. Acredito que teremos um ótimo público. É um presente para a cidade”, disse Denise Navegantes, assessora de marketing da Rio Ônibus.

Denise adiantou que a quarta edição já está fechada e que vai acontecer em dezembro deste ano. De acordo com ela, há, ainda, a intenção de transformar esse projeto em um evento mensal, mas essa ideia ainda depende das parcerias com as instituições.

Reportagem de Márcio Allemand

Últimas de Rio De Janeiro