Operação Capturas termina com 251 presos no Rio

Ação da Polícia Civil cumpriu mandados de prisão

Por O Dia

Rio -A Polícia Civil realiza, desde a noite de quarta-feira, a "Operação Capturas", com a participação das delegacias distritais e especializadas. A ação tem como objetivo cumprir mandados de prisão no estado. Ao todo, 251 pessoas foram presas em todo o estado do Rio. O chefe da Polícia Civil, delegado Fernando Veloso, concedeu entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira, na Cidade da Polícia, na Zona Norte do Rio, onde parte dos presos foram apresentados. A Polícia Civil havia divulgado inicialmente o número de 200 presos, mas depois corrigiu a informação.

Segundo Veloso, 40% das pessoas foram presas por roubo e furto, 20% por tráfico de drogas, 10% por homicídios e 30% por crimes variados, como estelionato e por não pagamento de pensão alimentícia. Do total, 52 pessoas foram presas no Rio, cinco delas mulheres.

São mais de 300 mandados de prisão para serem cumpridos. Parte dos presos tem mais de um mandado expedido por crimes diferentes. A Polícia Civil espera terminar a operação até o final da tarde desta sexta-feira.

"Nós fazemos prisões todos os dias, mas a nossa estratégia foi impactar a percepção do criminoso sobre a ação da polícia. Com essa ação, muitos criminosos viram a polícia chegando próximo a eles e prendendo comparsas", disse o chefe da Polícia Civil.

Ainda segundo ele, o sistema penitenciário foi alertado e as transferências serão feitas a medida que as vagas esitverem sendo abertas nos presídios. A polícia ainda não divulgou a identidade dos presos.

Total de presos

Delegacias especializadas

Presos: 85

14 por homicídio ou tentativa de homicídio

12 por tráfico

19 por roubo/furto ou tentativa de roubo/furto

40 outros delitos

Delegacias da capital

Presos: 37

2 por homicídio ou tentativa de homicídio

8 por tráfico

13 por roubo ou tentativa de roubo

2 por receptação

1 por estelionato

11 outros delitos

Delegacias da Baixada

Presos: 50

7 por homicídio ou tentativa de homicídio

8 por tráfico

15 por roubo ou tentativa de roubo

1 por furto

2 por receptação

5 por estelionato

3 por porte de arma

9 outros delitos

Delegacias do interior

Presos: 79

23 por homicídio ou tentativa de homicídio

11 por tráfico de drogas

11 por roubo/furto ou tentativa de roubo/furto

34 outros delitos

Últimas de Rio De Janeiro