Por thiago.antunes

Rio - Copacabana será o epicentro de parte das comemorações cariocas do Dia Mundial Sem Carro, que será celebrado em diversos países na próxima segunda-feira, 22 de setembro. No bairro, que em agosto ganhou mais 14 quilômetros de rotas cicloviárias recentemente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC) vai promover uma pedalada comparticipantes do BiciRio- IV Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta.

De acordo com a ONG Transporte Ativo, Copacabana é o bairro campeão em deslocamento sobre bicicletas na Zona Sul da cidade — 60 mil viagens de bicicletas são feitas diariamente em Copa, das quais 12 mil para entrega de mercadorias de estabelecimentos comerciais.

Do evento BiciRio também faz parte o megapasseio ciclístico ‘Um Dia Sem Carro’, que, domingo, a partir das 9h, atravessará 12 quilômetros entre o Aterro do Flamengo e o Mourisco, em Botafogo. As inscrições para o passeio custam R$ 10 e estarão abertas até sábado. Os postos para inscrição estão indicados no site da Federação de Ciclismo do Rio (www.fecierj.org.br). São esperadas cerca de 30 mil pessoas. Ano passado, o evento atraiu 25 mil ciclistas de todas as idades.

Palestras

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o IV Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta se encerrará na terça-feira, dia 23, com um ciclo de palestras e debates sobre o fomento à utilização das bikes e de meios sustentáveis de transporte, mobilidade urbana e educação no trânsito.

Você pode gostar