Por thiago.antunes

Rio - A prefeitura lançou, nesta quarta-feira, o Prêmio de Ações Locais — Edição Rio450, que vai premiar com R$ 40 mil cada uma das 85 iniciativas culturais selecionadas na capital carioca. No total, serão investidos R$ 4 milhões, incluindo prêmios, tributos e custos administrativos. Os projetos serão selecionados, contratados e pagos ainda este ano. Os escolhidos farão parte do calendário comemorativo dos 450 anos do Rio, comemorados em 2015.

Evento de lançamento do Prêmio Ações Locais%2C no Palácio da CidadeDivulgação

As inscrições poderão ser feitas no site da Secretaria municipal de Cultura até o dia 3 de novembro. Os resultados serão divulgados em dezembro. Podem ser inscritas no edital ações desenvolvidas por grupos ou indivíduos que sejam realizadas há pelo menos um ano. Jovens com idades entre 15 e 17 anos podem participar, desde que sejam representados por seus responsáveis legais. Há também uma cota mínima para as Zonas Norte e Oeste, de 60% do total. Serão selecionados 65 ações de pessoas físicas e 20 de microempreendedores.

“Esse edital é uma inovação enorme, porque foca em uma parcela importante do setor cultural, os produtores locais, que tinham dificuldade de receber investimentos”, afirmou o prefeito Eduardo Paes, durante evento de lançamento. “A vinculação com a comemoração do aniversário da cidade não é, necessariamente, temática, já que nada é mais marcante na história do Rio do que a sua produção cultural. Portanto, fazer cultura também é comemorar os 450 anos de nossa cidade”.


Você pode gostar