Rio - Nova Iguaçu vai ganhar amanhã o Centro de Acolhimento ao Deficiente (CAD), o primeiro da Baixada Fluminense. Segundo o censo de 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um em cada quatro moradores do município tem algum tipo de deficiência.
O centro funcionará de segunda a sexta-feira e terá uma equipe formada por fisiatra, urologista, enfermeiro, assistente social e fisioterapeuta. Os portadores de deficiência serão cadastrados e encaminhados para as unidades de saúde do município, onde poderão ter o atendimento adequado. Além disso, o CAD também vai transportar os pacientes que têm dificuldades de locomoção e os medicamentos.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior, o CAD tem o objetivo de mapear as principais carências dessa parcela da população e de garantir o acesso aos serviços com mais facilidade. “Para prestar um serviço de qualidade precisamos saber quem é o nosso paciente, por isso, o usuário que procurar o CAD será cadastrado. Nosso objetivo é melhorar a assistência e assegurar os direitos de nossa população”, explicou o secretário. A sede do CAD fica em anexo ao Centro de Saúde Vasco Barcelos no Centro de Nova Iguaçu na Rua Bernardino de Mello 1895, no Centro de Nova Iguaçu.