Por felipe.martins

Rio -  A Praia de Copacabana contemplará neste domingo a congregação de diferentes credos. A Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR) realiza a Sétima Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, no dia 21 de setembro, a partir das 11h.  De acordo com a organização do evento, a intenção é mostrar que, independente de crenças, todos são iguais. A marcha de 2014 terá a participação especial do grupo Soul + Samba e do cantor e compositor Marquinhos de Oswaldo Cruz, além de dezenas de apresentações durante todo o dia.

O interlocutor da Comissão, babalawo Ivanir dos Santos, explica que esta Caminhada, em especial, está tomando uma configuração diferente das anteriores. “Estou vendo todos os acontecimentos de forma mais ampla. Sinto que conseguimos a adesão de outros segmentos religiosos e tocamos o coração da sociedade. Todos estão mais comprometidos e, consequentemente, o apoio popular aumenta”, revela.

Voluntário evangélico coordenará Segurança

O coordenador de Segurança do grupo “Só Nós da Estiva”, Buka, aderiu porque acha que o ato tem uma função social muito grande. “Sempre fui um militante do Movimento Negro. Hoje, sou evangélico e vejo que a Caminhada cumpre seu dever perante a sociedade. Ela serve para abrir a mente daqueles que não veem o quanto é importante cada um se respeitar, independente de qualquer escolha”, revela.

Inicialmente formada por candomblecistas e umbandistas, a CCIR conta com espíritas, judeus, católicos, muçulmanos, malês, bahá’ís, evangélicos, hare krishnas, budistas, ciganos, wiccanos e agnósticos. Atualmente, dezenas de instituições são parceiras e/ou membros da Comissão, como a Arquidiocese do Rio de Janeiro, Federação Israelita do Rio de Janeiro (Fierj), a Sociedade Beneficente Muçulmana - RJ, a BSGI, União Wicca do Brasil, Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro, a União Cigana do Brasil e muitas outras.

SERVIÇO:

Sétima Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa

Concentração para a Caminhada (11h)

Local: Praia de Copacabana – Posto 6

Atração Musical (15h30)

Grupo Soul + Samba e Marquinho de Oswaldo Cruz

Local: Praia de Copacabana – em frente à Praça do Lido

Você pode gostar