Por leonardo.rocha

Rio - Frequentadores, turistas e visitantes da Lagoa Rodrigo de Freitas serão conscientizados sobre a importância de se preservar o meio ambiente com uma ação realizada no Parque dos Patins, neste sábado, no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias.

A iniciativa conta com um mutirão de limpeza e manutenção composto por 14 empresas, com 140 trabalhadores do setor de serviços, que atuarão das 8 às 14 horas no entorno da Lagoa, e ainda participam de um concurso de redação sobre sustentabilidade. Os autores dos três textos que apresentarem as melhores idéias serão premiados com tablets.

Voluntários entregarão textos sobre sustentabilidade durante o eventoReprodução / Facebook


A atividade na Lagoa faz parte da VII Ação Nacional Febrac – Limpeza Ambiental, promovida pela Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental (Febrac) em todo o país. No Rio de Janeiro, o evento é realizado pelo Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Rio de Janeiro (Seac-RJ). A campanha traz o slogan "Seja a própria mudança que deseja ver no mundo".

“Realizamos este evento no Dia Mundial da Limpeza com o propósito de despertar a responsabilidade socioambiental nas empresas do setor e também de educar o cidadão carioca a cuidar do patrimônio público. Com isso, entendemos que estamos estimulando os nossos colaboradores e a sociedade em geral a serem agentes da mudança que desejam”, explica Ricardo Garcia, presidente do Seac-RJ.

O supervisor de serviços Alexandre Salvador Nascimento coordena a ação há três anos e destaca que quem circula pela Lagoa, durante a ação, sempre questiona sobre o movimento no local e acaba se informando melhor sobre o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. Este ano, no entanto, o concurso de redação lhe deu uma motivação a mais.

“Com a redação, estamos não só incorporando mão de obra, como envolvendo trabalhadores na questão da sustentabilidade. À medida que eles participam do concurso, realizam pesquisas para produzir o texto e envolvem a família inteira no tema. Afinal, os filhos destes trabalhadores também vão usufruir dos tablets”, destaca o supervisor.

Os trabalhadores entregarão os textos com o tema “Eu e a Sustentabilidade Ambiental” no dia da ação, antes de começarem o expediente. A competição está aberta apenas aos funcionários que foram selecionados para participar do evento. Na semana que vem, o Sindicato divulgará os nomes dos vencedores.

Coleta seletiva

Durante a ação, voluntários estarão envolvidos nos trabalhos de coleta de lixo e limpeza das vias, enquanto empresas parceiras do Seac-RJ disponibilizarão todo o maquinário e material necessários para garantir a qualidade da ação. Após separação, o lixo coletado será entregue a entidades locais de reciclagem. A Lagoa Rodrigo de Freitas foi escolhida como palco da ação porque, além de ponto turístico, é também um símbolo de resistência ao descuido ambiental.

Garcia destaca que, devido à destinação inadequada, grande parte de resíduos inicialmente recicláveis é inutilizada. A ação de sustentabilidade serve como um alerta para a população.

“A Lagoa também é um local perfeito para a ação, por agregar meio ambiente, esporte e lazer para todos”, observa o presidente do Seac-RJ.
A VII Ação Nacional Febrac – Limpeza Ambiental é uma iniciativa da Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental (Febrac) em parceria com os sindicatos associados. O evento é realizado simultaneamente em dezenas de cidades do país.

Serviço

VII Ação Nacional Febrac – Limpeza Ambiental
Data: 20 de setembro.
Horário: Das 8 às 14 horas.
Local: Parque dos Patins - Lagoa Rodrigo de Freitas.

Você pode gostar