Por daniela.lima

Rio - A vida passa tão depressa, não é mesmo? A gente tem tanta coisa pra fazer, que, às vezes, eu me pergunto se nós, desta geração, temos tempo para priorizar grandes ideais... Parece mais que somos levados pelo ritmo frenético do dia a dia, sem metas ou objetivos claros. Já percebeu? 

Talvez valha a pena refletir sobre o que é um ideal. Segundo o dicionário, é a “mais querida das aspirações” de uma pessoa. E uma aspiração precisa estar baseada em um sonho. Ou seja, os seus grandes sonhos não podem ficar só no imaginário, precisam se tornar ideais. Você precisa ter a garra de lutar por eles! E essa dedicação a eles, tem que ser permeada por alegria e serviço. Alegria de quem sabe que, pela fé, já alcançou o que aspira. E serviço, pela consciência de que tudo o que fazemos é por Deus e para Deus, na pessoa dos irmãos. Foi o que destacou o Papa Francisco, durante o discurso de despedida, no Aeroporto do Galeão, após o término da Jornada Mundial da Juventude, em 2013:

“A partir do testemunho de alegria e de serviço de vocês, façam florescer a civilização do amor. Mostrem com a vida que vale a pena gastar-se por grandes ideais, valorizar a dignidade de cada ser humano, e apostar em Cristo e no seu Evangelho.”

Perceba: Se você tem o sonho de ser médico ou engenheiro, o de constituir uma família, de realizar serviços voluntários, de aprender vários idiomas ou de ter um trabalho pastoral, dê profunda e sincera atenção a isso! Não são bobagens! Não! São os seus sonhos!... Aprendi que a coisa que o Demônio mais gosta de fazer é esvaziar as pessoas de seus sonhos. Porque sem sonhar, a gente não realiza! Não deixe o Demônio esvaziar ou roubar os seus ideais de vida! Porque a sua realização pessoal, junto da minha e da de cada um de nós, é que constrói a civilização do amor.

Eu não posso perder de vista os meus grandes ideais. Há muito a se construir, a partir de mim. Minha vida precisa ser um terreno fértil, de onde floresça a civilização do amor. E você: topa o desafio? “Tamu” junto!

Você pode gostar