Por daniela.lima

Rio - Ao abrir a porta de casa, o antigo relógio pendurado badalou duas vezes enquanto Enock Pinheiro, um Papai Noel profissional, entoava o clássico “Hou, Hou!” para receber a equipe de reportagem. Aos 75 anos, ele não tem pressa para ver os ponteiros passando, porém há um bom motivo para comemorar a chegada do fim de ano. Formado pela Escola de Papai Noel do Brasil, que já instruiu mais de 500 bons velhinhos, ele chega a faturar até R$ 10 mil em apenas uma noite de Natal. 

Enock Pinheiro diz que a criança só acredita se a barba for verdadeiraAndré Mourão / Agência O Dia


Enquanto empresas e famílias já o contratam para eventos a partir de novembro, ele garante que a atividade é lucrativa, mas não é para qualquer um. Acariciando sua longa barba cultivada ao longo de 30 anos, ele se orgulha. “A criança só acredita que realmente é o Noel quando se pendura na barba e ela não cai”, disse.

Professor da Escola de Papai Noel, Enock disse que cada ano se formam cerca de 60 alunos, mas apenas 15 são selecionados para a agência da unidade. O candidato deve ter cabelo e barba branca, mais de 50 anos, não ter vícios e gostar de crianças. Eles podem ganhar até R$ 15 mil em 40 dias de trabalho.

AULAS DE INTERPRETAÇÃO

A preparação é bem diferente do clássico Papai Noel dos filmes e desenhos animados. Exercícios teatrais, musicais, aulas de improvisação, dicção, interpretação, postura e figurino são algumas das atividades que fazem parte do curso. Eles precisam estar preparados para qualquer situação, inclusive as mais inusitadas. Segundo Enock, o assédio não vem apenas das crianças. “Recebemos cantadas e propostas impublicáveis. Eu sempre contorno a situação dizendo que Papai Noel tem mais de mil anos”, brincou. 

Curso começa em outubro

Este ano, o curso vai começar no dia 14 de outubro, sempre às terças-feiras, até o dia 4 de novembro, em um hotel na Praça Tiradentes, no Centro. Na formatura, haverá a solenidade de entrega do certificado e distribuição de presentes a diversas crianças. Para o fundador e diretor da Escola de Papai Noel do Brasil, Limachem Cherem, vestir a roupa vermelha é apenas o primeiro passo. “É preciso senti-lo, pois o Papai Noel mexe com a emoção de crianças e adultos”, afirmou. As inscrições para o curso são gratuitas, através do telefone 2532-3066.

Os Papais Noéis contam com ajuda de luxo. “Sempre gostei de crianças e me sinto bem em acompanhar o ajudar o trabalho deles”, disse Nathália Lopes, 22, uma das “Noeletes”, também formada pela escola. 

Você pode gostar