PMs estreiam uniforme fluorescente para patrulhamento da orla da Zona Sul

De tonalidade verde, roupa tem como objetivo ajudar a população na identificação dos policiais

Por O Dia

Rio - O sábado de tempo ruim não fez com que eles se sobressaíssem, mas os policiais responsáveis pelo patrulhamento da orla da Zona Sul do Rio estrearam, ontem, um uniforme bastante chamativo, onde predominava o verde fluorescente.

E a intenção era esta mesmo, chamar a atenção. E não pela estética, pura e simplesmente, mas para melhorar a segurança na orla. Esta foi a explicação dada pelo tenente-coronel Marcus Vinícius dos Santos Amaral, do 23º BPM (Leblon).

Com a cor verde marca-texto, nova camisa chamou a atenção na orlaUanderson Fernandes / Agência O Dia

“O uniforme antigo, azul e branco, passava meio despercebido da população. Este é quase uma caneta marca-texto, facilita o policiamento ostensivo. Fica mais fácil para o cidadão achar o policial, como também para inibir a ação de criminosos”, explicou o comandante Amaral.

Nos fim de semana, 70 policiais militares fizeram o patrulhamento da orla, mas no verão este número deve aumentar para 200, todos os dias. Ontem, cada agente de roupa nova andava acompanhado de cinco recrutas vestidos ainda de azul e branco.

Moradores e frequentadores da Zona Sul apoiam a novidade e acreditam que a nova cor será uma aliada do cidadão, sobretudo nos dias de praias lotadas.

“É tanta gente na praia, e tanta gente sem roupa, ou de roupa clara, que parece tudo a mesma coisa. A gente levanta a cabeça para procurar um policial e fica difícil de encontrar. Agora ficou mais fácil. Acho que todos deveriam usar esse novo uniforme”, opinou a fonoaudióloga Maria Aguiar.

Últimas de Rio De Janeiro