Por thiago.antunes

Rio - A segurança foi reforçada pela polícia no entorno da Igreja da Penha, que inicia hoje a 379ª edição de sua tradicional festa. Apesar de a região contar com Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), os recentes e intensos confrontos entre traficantes e policiais militares — principalmente na Vila Cruzeiro, uma das favelas que integram o complexo local —, deixaram o clima tenso no bairro.

Segundo o delegado da 22ª DP (Penha), Reginaldo Guilherme, a direção do Santuário da Penha enviou ofício à delegacia, pedindo atenção maior da polícia durante os festejos, que se encerram em um mês. Neste período, de acordo com a organização do evento, mais de 200 mil devotos deverão participar da programação estabelecida pela igreja.

Festejos começam neste sábado às 15h%2C com a tradicional lavagem das escadarias do Santuário da PenhaPaulo Alvadia / Agência O Dia

“Há 20 ano não perco uma festa, mas este ano estou preocupado com a violência. O jeito, como diz o ditado, é ficar com um olho na missa e outro no padre”, comentou o porteiro Luiz Carlos da Silva, de 54 anos. Na quarta-feira, comerciantes do Parque Proletário fecharam as portas a mando de traficantes, segundo a polícia. Na madrugada daquele dia, houve tiroteio entre criminosos e policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Um homem morreu e dois ficaram feridos.

Padre Serafim Fernandes, reitor do santuário, minimizou o clima de medo. Ele negou que tenha sido ele quem pediu reforço policial. “A segurança está reforçada por por conta das eleições. Vai correr tudo em paz, como nos anos anteriores”, comentou Fernandes.

A festa começa neste sábado às 15h, com a lavagem das escadarias da igreja e distribuição do doce de Nossa Senhora da Penha. Às 17h30, uma procissão luminosa seguida por uma caminhada de jovens completam a programação. Domingo, às 10h, a estátua de Nossa Senhora ganha novo manto, marcando a abertura oficial da festa. Haverá missa de hora em hora, e 15 barracas de comes e bebes e venda de lembrancinhas estarão abertas. A programação completa pode ser conferida no site www.santuariodapenhario.org.br.

Você pode gostar