SuperVia libera embarque de bicicletas em dias úteis

Ciclistas poderão transportar as bikes a partir de segunda-feira, depois das 21h

Por O Dia

Rio - A SuperVia decidiu seguir os passos do MetrôRio e também vai liberar o embarque com bicicletas nos trens durante a semana após as 21h, no último vagão. A decisão passa a valer a partir desta segunda-feira.

No metrô, os ciclistas podem embarcar com suas bikes de segunda a sexta-feira, também após 21h, desde 29 de setembro. Nos fins de semana e feriados, já era possível embarcar com as magrelas, sem restrição de horário.

“O embarque com bicicletas nos dias úteis na SuperVia faz parte da transformação que estamos vivendo e é um passo a frente que damos para tornar o modal ferroviário ainda mais sustentável em um mundo que discute, cada vez mais, a proteção ao meio ambiente”, disse o presidente da SuperVia, Carlos José Cunha.

Desde 2012%2C é possível embarcar com bicicletas aos sábados%2C após 14h%2C e aos domingos e feriadosDivulgação

Desde 2012, os passageiros da SuperVia podem embarcar com suas bicicletas nos trens aos sábados, após as 14h, e aos domingos e feriados, durante o dia inteiro. De acordo com a concessionária que administra os trens, existem bicicletários gratuitos nas estações Japeri, Engenheiro Pedreira, Santa Cruz, Realengo, Bangu e Saracuruna.

Neste locais, estão disponibilizadas 4 mil vagas para estacionamento das bicicletas. Estes postos contam com oficina para pequenos reparos, bombas de ar para calibragem de pneus e bebedouros para os ciclistas. O funcionamento destes bicicletários é de segunda a sexta, das 4h à meia-noite, e aos sábados, das 4h às 23h. Quem não é passageiro do trem também pode usar os bicicletários, cuja tarifa é de R$ 1. Já nas barcas, o benefício opera desde o ano passado, sem cobrança adicional na tarifa.

Transcarioca e o trem

Depois de todas as estações inauguradas, agora a Estação Madureira-Manaceia passa a ser parada da linha do BRT Transcarioca Semi-Direto, Alvorada-Galeão, a partir de segunda-feira (dia 13). Assim, será mais um trajeto do Transcarioca que estará integrado aos trens da Supervia. O serviço contará com intervalo de 20 minutos e a linha opera 24 horas por dia.

Além da integração com o trem, o Semi-Direto já possui ligação com o metrô, em Vicente de Carvalho. Além das duas estações, o sistema também possui duas estações, uma no Aeroporto Galeão e outra no Terminal Alvorada.

Últimas de Rio De Janeiro