Rio - Com 70% das obras do Túnel Rio 450 prontas, o prefeito Eduardo Paes anunciou nesta quinta-feira a finalização dos trabalhos de perfuração, com a abertura da galeria que vai permitir a passagem subterrânea de veículos, a 40 metros de profundidade, direto do Centro para a Gamboa. A entrada será pela Rua 1º de Março, na altura do 1º Distrito Naval, com saída para a Rua Antônio Lage, próximo ao Moinho Fluminense. A obra está prevista para ser finalizada em março de 2015.
“Este túnel tem todos o conceitos mais modernos de segurança. É todo automatizado, tem câmera por todo lugar, controle de redes de análise e de energia. E traz algo absolutamente inédito em relação aos outros túneis no Brasil porque, paralelo a ele, correm túneis menores para pedestres. Isto significa que, se houver algum problema, em caso de emergência, teremos uma saída a cada 150 metros, para que as pessoas possam deixar seus carros e abandonar o local”, detalhou o prefeito.
O Rio 450 tem 1,5 quilômetro e sistemas de combate a incêndios e alagamentos. Outros dois túneis, com três quilômetros cada, estão sendo construídos na Região Portuária. Segundo o prefeito, um deles já está com 60% e o outro, com 50%, das perfurações concluídas. “Até o início de 2016, a gente terá essa região toda devolvida à cidade.”
Batizado pelo prefeito em homenagem ao aniversário de 450 anos da cidade, o Túnel Rio 450 vai operar em sentido único do Centro para a Rodoviária Novo Rio, com capacidade de tráfego de 55 mil veículos por dia. A obra faz parte dos 3,5 km da Via Binário do Porto, primeira grande obra do Porto Maravilha, entregue em novembro.