Por paloma.savedra

Rio - Com objetivo de despoluir as águas da orla carioca, o programa Sena Limpa, do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura do Rio, concluiu as obras na Praia do Leme, na Zona Sul do Rio. A expectativa é de que, já neste verão, os banhistas que frequentam a orla percebam a diferença.

Os técnicos da Secretaria do Ambiente e da Secretaria Municipal de Habitação fizeram a interligação das instalações hidráulicas para impedir que a carga de esgoto acumulada na rede pluvial, cerca de 400 mil litros, vazasse para o mar em dias chuvosos.

Segundo o governo do estado, com a retirada do esgoto acumulado nas galerias, será possível iniciar as investigações de ligações irregulares no bairro, que impactam negativamente no meio ambiente e poluem a praia. O serviço de teleinspeção, que será contratado pelo Estado, conta com um equipamento que percorre as galerias e capta imagens que são transmitidas em tempo real para um sistema de computação.

"A praia do Leme vem se destacando como uma das melhores da Zona Sul e este trabalho foi feito sem nenhum dano ao meio ambiente. A praia e o mar estarão ainda mais limpos no verão, atraindo mais turistas e cariocas", declarou o secretário do Ambiente, Carlos Portinho.

O Sena Limpa foi lançado em 2012, com investimentos de R$150 milhões, com foco nas seis das principais praias do Rio: São Conrado, Leblon, Ipanema, Leme e Urca, na Zona Sul, e da Bica, na Ilha do Governador.

Você pode gostar