Por thiago.antunes

Rio - Um dos símbolos do fim de ano no Rio, a Árvore da Lagoa está quase pronta, despertando desde já o clima de Natal nas pessoas que passam por lá. Com 85 metros de altura, o que equivale a um prédio de 28 andares, a estrutura metálica está de pé, porém o carioca vai ter que esperar até o dia 29 de novembro, quando o sistema de luzes e efeitos especiais será inaugurado, em evento no Parque do Cantagalo.

Terceiro maior evento do Rio, atrás apenas do Carnaval e do Réveillon, a atração levou, no ano passado, mais de 80 mil pessoas à Lagoa, contando apenas o dia de inauguração. Ela é considerado a maior árvore de Natal flutuante do mundo, de acordo com o ‘Guinness Book of Records’.

A Árvore de Natal da Lagoa%2C a maior do gênero no mundo%2C com 85 metros de altura%2C chega à 19ª ediçãoEstefan Radovicz / Agência O Dia

Cerca de 1.200 pessoas trabalham em todas as etapas de construção do monumento. Os operários começaram a levantar a estrutura no começo de outubro. Desde 1996, a decoração é assinada pelo cenógrafo Abel Gomes. No ano passado ele montou uma decoração inspirada nos elementos água, ar, florestas, humanidade e Natal.

Alexandre Nogueira, diretor da Bradesco Seguros, empresa financiadora do evento, destacou a importância da árvore na cidade. “É um símbolo natalino em torno do qual as pessoas se reúnem para celebrar os valores mais essenciais dessa data”, afirmou. Moradora da Lagoa, a psicóloga Beatriz Moraes, de 27 anos, vê o monumento da janela de casa: “Cresci acompanhando as mudanças dela. Sem ver essa árvore para mim não existe Natal”.

Reportagem de Lucas Gayoso

Você pode gostar