Estação Ipanema do Metrô terá acesso pela Lagoa

Devido à necessidade de construção de túnel de ventilação e saída de emergência, será instalada nova entrada para a General Osório

Por O Dia

Rio - A necessidade de construção de um túnel para ventilação e saída de emergência nas novas plataformas de embarque e desembarque da estação General Osório, devido às obras da Linha 4, abriu uma boa oportunidade para ampliar o sistema de metrô a mais um bairro.

A partir da exigência das normas de segurança, o governo estadual resolveu usar o futuro túnel para abrir um novo acesso do metrô na Lagoa. A entrada e saída ficarão no canteiro central da Avenida Epitácio Pessoa, entre os números 2.014 e 1.976, na altura do Parque do Cantagalo. O túnel terá cerca de 500 metros de extensão e serão instaladas esteiras rolantes para o público.

A primeira etapa das obras foi iniciada nesta sexta-feira e, nesta fase inicial, os trabalhos são realizados no canteiro central da Avenida Epitácio Pessoa, que deverá seguir sem alteração no fluxo de veículos da região até fevereiro de 2015. Na segunda etapa, três faixas de rolamento da pista sentido Humaitá serão deslocadas da lateral para a área central da via, onde hoje fica o canteiro central e deverá seguir até dezembro de 2015.

Tapumes já estão instalados no local onde começarão as escavaçõesEstefan Radovicz / Agência O Dia

Já na terceira etapa, os trabalhos voltam a ser realizados no canteiro central, mas, desta vez, finalmente para a construção da estrutura final de acesso com o prazo de entrega para junho de 2016. A data exata para o início de cada atividade será previamente comunicada à população para adequação às mudanças no trânsito.

Uma nova sinalização será instalada na região e, segundo o consórcio Linha 4, operadores de tráfico serão preparados para orientar os condutores e os pedestres. Todas as alterações de trânsito foram definidas em conjunto com a CET-Rio e os acessos aos prédios e garagens não sofrerão bloqueios.

Com a conclusão de todas as obras, prevista para o primeiro semestre de 2016, a Estação General Osório vai estar apta, para receber os trens das linhas 2 (Pavuna – Botafogo) e 4 (Barra da Tijuca – Ipanema), além dos da Linha 1 (Tijuca – Ipanema) que já circulam atualmente até a o terminal da Zona Sul.

Ligação Gávea-São Conrado

A partir desta segunda-feira, São Conrado e Gávea estarão conectados pelos túneis da Linha 4 do metrô (Barra da Tijuca – Ipanema). Às 11h, o governador Luiz Fernando Pezão deve acompanhar a detonação do último trecho de rocha que ainda separa os bairros, sob o Morro Dois Irmãos.

Com aproximadamente 16 quilômetros de extensão, a Linha 4 vai transportar mais de 300 mil pessoas por dia. Serão mais seis estações: Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz.