Global Addiction acontece pela primeira vez no Brasil

Conferência europeia reúne especialistas em política de drogas, entre os dias 10 e 12 de novembro, no Rio

Por O Dia

Rio - A conferência anual Global Addiction promove encontro entre médicos, psiquiatras, professores, neurocientistas, advogados, especialistas em saúde pública, entre outros profissionais, para dialogar sobre os avanços e desafios no tratamento de usuários problemáticos de drogas.

O evento acontece pela primeira vez fora da Europa – de 10 a 12 de novembro no Hotel Sheraton, no Rio de Janeiro -, como parte de um projeto de alternância entre o continente e outros países. Este movimento reflete a necessidade de um debate mundial a respeito de políticas de drogas, cooperação internacional e segurança pública. A escolha da América Latina como destino se deve aos altos índices de usuários de drogas e violência que assolam tanto os países produtores de tais substâncias como os que servem de rota para o tráfico, como é o caso do Brasil.

“A América Latina sempre foi muito influenciada por um modelo americano quando se trata da abordagem do uso de drogas. O modelo europeu configura assim um contraponto interessante , ampliando sobremaneira a forma de compreensão e intervenção junto aos problemas relacionados ao uso indevido de drogas. Embora o establishment cientifico aqui tenda a ser predominantemente reacionário e conservador na área das drogas, existem muitas experiências inovadoras e interessantes, sobretudo aquelas baseadas em estratégias de redução de danos . Além disso, diante da constatação da ineficácia do modelo de Guerra às Drogas" , instaurou-se atualmente no Brasil em particular. e na América como um todo, importante debate sobre políticas públicas na área de drogas", explica o psiquiatra participante Dartiu da Silveira.

Especialistas brasileiros e internacionais debatem temas atuais na realidade latina, como:

Responsabilidades dos municípios

O advogado Diogo Busse, ex-diretor de políticas de drogas da Prefeitura de Curitiba, apresentará palestra "Estratégias e ações para reduzir os problemas relacionados ao uso de drogas nas cidades". Segundo o especialista, as ações municipais devem focar em medidas capazes de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, incluindo aqueles que usam drogas e suas famílias, e não apenas na discussão legal sobre o consumo e comercialização de substâncias ilícitas.

Guerra às drogas

Denis Russo Burgierman, jornalista e Autor do livro “O Fim da Guerra”, já viajou por diversas capitais do mundo para pesquisar possíveis alternativas para o futuro das políticas de drogas. Ele irá falar sobre o quanto os sistemas para lidar com as drogas, inclusive com dependência, não levam em conta a complexidade do tema.

Adolescentes e atos infracionais

Doutora em Ciências da Saúde, Andrea Galassi focará sua análise em jovens, uso de drogas e ato infracional. O foco será nos fatores associados ou não à reincidência, como o abandono escolar, uso de drogas por familiares e contexto social.

Efeitos positivos da cannabis

Diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Sidarta Ribeiro defende que os riscos potenciais do uso de cannabis foram exagerados, mas seus muitos benefícios potenciais nunca foram devidamente discutidos pela sociedade.

Drogas e antropologia

Mauricio Fiore é antropólogo e irá abordar os aspectos socioculturais e as determinantes farmacológicas no uso de drogas a partir das ciências sociais, como a sociologia e a antropologia. O objetivo principal é melhorar um diálogo fecundo com outras áreas do conhecimento.

Políticas de Redução de Danos para usuários

O doutor Carl Hart, professor titular da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, desafia o senso comum e oferece um novo olhar sobre as drogas, tratando sobre política de redução de danos para usuários de drogas estimulantes.

Global Addiction Rio

Data: 10 a 12 de novembro de 2014, segunda à quarta-feira
Local: Sheraton Rio - Rua Niemeyer, 121. Leblon, Rio de Janeiro
Inscrições: https://www.globaladdiction.org/rio-cnf-register.php
Site: www.globaladdiction.org
Programação: https://www.globaladdiction.org/dldocs/Globaladdictionrio2014DraftProg.pdf

Últimas de Rio De Janeiro