Por thiago.antunes

Rio - Já começou a temporada de cruzeiros marítimos no Rio. Nesta sexta-feira, o transatlântico MV Explorer lançou âncoras no Pier Mauá. Serão 21 de cruzeiros internacionais e 10 de cabotagem — que circulam pela costa brasileira —, movimentando meio milhão de pessoas, entre passageiros e tripulantes, que injetarão 150 milhões de dólares na economia da cidade.

Para evitar transtornos com as obras do Porto Maravilha na Avenida Rodrigues Alves, Praça Mauá e entorno, cerca de 500 agentes participam da operação, que envolve Autoridades Portuárias, Polícia Federal, Alfândega, Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (BPTur), Vigilância Sanitária e CET Rio. Universitários, fluentes em cinco idiomas, orientam turistas no embarque e desembarque.

Em Búzios%2C os navios já mudam a paisagem serena do balneário Divulgação

Em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos, o primeiro navio chega hoje. Até 25 de abril de 2015, serão mais 120, trazendo mais de 400 mil pessoas, de acordo com a prefeitura. Os gastos são estimados em torno de R$ 100 por pessoa.

Para o secretário de Turismo de Búzios, José Márcio Moreira dos Santos, os cruzeiros aquecem a economia local e aumentam a geração de renda e emprego para os buzianos. “A expectativa é de que esses turistas retornem ao balneário para se hospedarem e passarem mais dias na cidade”, disse.

Você pode gostar