Por thiago.antunes

Rio - As paredes do Departamento de Ordem Política e Social (Dops), no Centro do Rio, guardam a memória de vidas despedaçadas, dor e tristeza. Na esquina da Rua da Relação com a Rua dos Inválidos, onde centenas de pessoas foram torturadas durante a ditadura militar, a Comissão da Verdade do Rio (CEV-Rio) quer criar um centro de memória em homenagem aos presos da época. O problema será a resistência da Polícia Civil, dona do prédio, que pretende construir um museu.

Em visita nesta segunda ex-presos políticos se emocionaram ao lembrar os horrores da tortura e manifestaram apoio à criação do “Memorial da Resistência”. O local, que abriga documentos da época da ditadura, está insalubre, segundo o presidente da CEV, Wadih Damous.

Ana Miranda (camisa preta) e Fatima de Oliveira Setubal (camisa branca) foram presas e reconheceram local do cárcere no antigo prédio do DopsEstefan Radovicz / Agência O Dia

O espaço onde funcionou o Dops era prisão e centro de tortura desde 1910. O objetivo da CEV é que o espaço, que é tombado, seja o Centro de Referência dos Direitos Humanos. A promessa foi feita pelo então governador Sérgio Cabral, e a Comissão planeja cobrar de Luiz Fernando Pezão o seu cumprimento.
Fátima Oliveira Setúbal, de 61 anos, foi presa e torturada no Dops aos 18 anos. “Conto minha história para que as novas gerações conheçam essa página de muita dor no nosso país. E para que isso nunca mais se repita”, disse.

Ditaduras colaboraram no Cone Sul

O Ministério Público Federal (MPF) confirmou nesta segunda-feira a veracidade de documentos que comprovam a colaboração entre regimes ditatoriais na América do Sul achados na casa do coronel Paulo Malhães. O DIA antecipou, em maio, que, em depoimento, o militar admitira ter participado da captura de opositores argentinos.

Morto em abril, Malhães contou à CEV detalhes da cooperação entre militares do Brasil e da Argentina na Operação Condor. Os documentos com o depoimento do coronel, divulgados pelo MPF, foram enviados à Justiça da Argentina.

Você pode gostar