Trem do Samba agita Central do Brasil
Para comemorar a 20ª edição, em 2015, organizadores pretendem fazer mais um dia de festa, comemorando ainda junto com os 450 anos do Rio
Por O Dia
Rio - Em sua 19ª edição, o 'Trem do Samba' esquentou os tamborins na Central do Brasil, de onde saiu às 18h24 deste sábado, rumo ao bairro de Oswaldo Cruz. Para animar o público que já lotava a estação, muita música e sucesso de bambas cantados pela Velha Guarda da Portela.
Trem do Samba lota Central do Brasil
O evento que celebra o Dia Nacional do Samba (2 de dezembro) já faz parte do calendário carioca e deve ganhar mais um dia de comemoração em 2015. A ideia é fazer uma festa ainda maior para marcar os 20 anos do Trem do Samba, que também terá como mote os 450 anos do Rio.

Organizador do evento, Marquinhos de Oswaldo Cruz quer comemorar também no 'Trem' o aniversário da cidade: "Vamos comemorar o vigésimo ano e a festa será ainda maior. Estamos planejando que as festas durem alguns dias. Além disso, em 2015 vamos celebrar os 450 anos da cidade. E Rio e samba têm tudo a ver. Será uma grande celebração", disse.
Marquinhos contou ainda que o 'Trem do Samba' foi convidado para uma edição em Nice, na França: "Vamos para lá entre setembro e outubro, com 100 músicos".
Há 10 anos frequentando o 'Trem do Samba', a aposentada Margarida de Souza, 63, considera o evento obrigatório: "Venho todo o ano porque o samba não pode morrer. O Trem do Samba é a maior alegria que eu tenho. Se tivesse todo dia, eu vinha todo dia".
Festa segue nos vagões e chega a Oswaldo Cruz
A abertura do 19º 'Trem do Samba” foi às 13h, na Central do Brasil, com o aquecimento das comemorações animada pelo som de DJs. Às 15h, começaram os shows gratuitos de Velhas Guardas de tradicionais Escolas de Samba, como Império Serrano, Vila Isabel, Mangueira e Portela. Nelson Sargento, Wilson Moreira, entre outros bambas também participam da festa.
A partir das 18h24, o samba continuou dentro dos trens a caminho de Oswaldo Cruz, onde diversos artistas se apresentarão em três palcos espalhados pelo bairro.
Para chegar ao local, a SuperVia disponibilizou quatro trens refrigerados em viagens diretas para a estação Oswaldo Cruz. Seguindo a tradição, as composições contaram com 32 rodas de samba distribuídas entre os carros, com a apresentação dos grupos Samba no Sítio, Clube do Samba, Criolice, Bip Bip, Democráticos de Guadalupe, Beco do Rato e Mestre Faísca, entre muitos outros. O primeiro trem partirá da Central do Brasil, às 18h24,e foram oferecidas novas viagens para Oswaldo Cruz até as 19h24, a cada 20 minutos.