Réveillon marcará início das celebrações dos 450 anos do Rio

Dois milhões de pessoas são esperadas para a festa que irá movimentar R$ 860 milhões; queima durará 16 minutos

Por O Dia

Rio - A Cidade Maravilhosa celebrará a chegada de 2014 com uma queima de fogos que irá durar 16 minutos. São esperadas dois milhões de pessoas para a festa na Praia de Copacabana neste ano. De acordo com o secretário municipal de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello, o Réveillon deve movimentar R$ 860 milhões.

No evento que dá início às comemorações dos 450 anos do Rio, 30 torres de som estarão espalhadas pela orla do bairro da Zona Sul e 11 balsas serão utilizadas para a queima dos fogos. Elas estarão divididas entre o Leme e o Posto 6.

"Borboletas que sempre têm no céu da cidade vão aparecer nas balsas em pé", adiantou o secretário sobre a festa que não promete trazer grander inovações. "A gente não quer reinventar a roda", disse Antonio Pedro, que brincou com a idade do Rio: "É uma cidade com 450 anos, mas com corpinho de 30".

Secretário municipal de Turismo e presidente da Riotur%2C Antonio Pedro Figueira de MelloBruno de Lima / Agência O Dia

Serão usadas 24 toneladas de fogos e 34 mil bombas na queima, que contará com um show pirotécnico inédito: a 50 metros de altura, cariocas poderão ler a palavra "Rio 450". A técnica, de acordo com o secretário, foi importada do Catar, país do Oriente Médio. Ao todo, 18 artistas animarão o público presente no evento que terá segurança reforçada, com 30 postos de policiamento, além de 50 UTIs móveis e cinco postos médicos.

Três palcos marcam festa de Copacabana

Às 18h começa a festa nas areias de Copacabana. No palco principal, em frente ao Copacabana Palace, um DJ fará o esquenta do evento. Na sequência, o grupo Baia Toca Raul se apresenta, às 19h30. Os roqueiros do Detonautas sobem ao palco às 20h30. Eles passam as baquetas para os Titãs, que se apresentam às 22h30. A voz de Seu Jorge ecoará no bairro da Zona Sul já nos primeiros minutos de 2016. Ele canta às 0h16, após a queima de fogos. Às 2h40, sai o rock e entra o samba. A campeã do do Carnaval 2014 Unidos da Tijuca fechará o evento, com muito ziriguidum.

Detonautas se apresentarão em Copacabana no RéveillonBruno de Lima / Agência O Dia

No segundo palco, em frente à Rua Santa Clara, o evento começa com DJ às 18h. Na sequência, a banda Bossa Cuca Nova sobe ao palo, às 19h30. Os pagodeiros do Revelação se apresentam às 20h50. Depois é a vez de Maria Rita soltar sua voz, às 22h20. O Roupa Nova sobe no palco às 0h16 e, na sequência, é a vez do Salgueiro agitar a festa com muito samba.

Um terceiro palco será montado no Leme. O DJ Ailton abre o evento no local às 18h e dá espaço ao Grupo 100% às 19h. o Grupo RP trará participações de outros artistas às 20h20. Leandro Sapucahy canta às 21h30. Às 23h10, o Grupo RP retorna e às 0h16 é a vez da banda Styllo X comandar o palco. A festa será encerrada pelo DJ Ailton que retorna ao palco à 1h30.

Festa em toda a cidade

Copacabana não será o único bairro a receber a festa elaborada pela Prefeitura. No Flamengo, o carioca terá a opção de curtir uma virada mais tranquila, no palco montado na altura da Rua Dois de Dezembro, que este ano vai contar com uma roda de samba comandada por Leo Russo e Thais Macedo, Silvinho Blau Blau, Gabriel Moura e as escolas de samba Beija-Flor e São Clemente, além de um DJ na abertura do evento.

Na Zona Norte, o Parque Madureira terá show com a Velha Guarda do Império Serrano. Depois, o ritmo esquenta com DJ Michel, do Baile Charme mais famoso da cidade. Em seguida, se apresentam Ferrugem, Clareou e a Mangueira, que encerra a festa.

A Ilha do Governador celebrará a chagada de 2015 com festa na Praia da Bica. Os grupos Pura Amizade, Swing e Simpatia e Tá na Mente irão animar a festa, que será encerrada pelos ritmistas da escola do bairro, a União da Ilha.

Na IAPI da Penha, moradores curtirão o grupo Samba Legal, uma roda de samba com Preto Joia e convidados e, depois, o grupo Celebrare. ImaginaSamba e a Imperatriz Leopoldinense comandarão a festa já nos primeiros minutos de 2015.

O Piscinão de Ramos terá muito funk e pagode, com shows de diversos MCs, além da apresentação dos pagodeiros do Nosso Sentimento. A Grande Rio encerrará a festa que também contará com a presença de DJs.

Moradores da pacata Ilha de Paquetá serão sacudidos com uma festa na Praia da Moreninha. Lá, Bruno Maia, Coisa Séria, Alex Cohen e a escola de samba Unidos do Viradouro serão os responsáveis pela animação.

Na Zona Oeste foram montados dois palcos para a festa de réveillon, um em Pedra de Guaratiba e outro em Sepetiba. Moradores do primeiro bairro curtirão apresentações na Rua Barros de Alarcão do grupo Disfarce, Michael Sullivan, Reinaldo Príncipe do Pagode, ritmistas da Unidos de Vila Isabel e de DJs. No segundo bairro, as atrações na Praia do Recôncavo incluem o grupo Curtindo a Vida, Dilsinho, Marquynhos Sensação e a Mocidade Independente de Padre Miguel.


Últimas de Rio De Janeiro