Por thiago.antunes
Rio - Contribuintes que optarem pelo pagamento do IPTU em cota única ano que vem ganharão 7% de desconto sobre o valor total do carnê, o mesmo percentual concedido em 2014. O calendário de vencimentos do imposto a ser pago no próximo ano foi divulgado ontem pela Prefeitura do Rio. Os carnês vão chegar às mãos dos contribuintes com datas de vencimento diferenciadas, que variam de acordo com o número final da inscrição.
Os proprietários de imóveis que possuem final de 0 a 5 devem pagar a cota única ou a primeira parcela do imposto no dia 10 de fevereiro. Os demais, com final de inscrição de 6 a 9 têm até o dia 11 do mesmo mês para realizar os mesmos pagamentos.
Publicidade
Este ano, 29.502 moradores do Rio serão beneficiados com abatimento na cobrança do IPTU. De acordo com números da Secretaria Municipal de Fazenda, o crédito no valor de R$ 1,89 milhão foi concedido a mais de 20 mil imóveis cadastrados no programa Nota Carioca. O valor foi maior do que o benefício dado pela prefeitura no ano anterior.
Ano passado, 27.122 contribuintes converteram os créditos da nota fiscal eletrônica em descontos no IPTU deste ano. Na época foram beneficiados 19 mil imóveis, com desconto de R$ 1,3 milhão. Segundo a Secretaria de Fazenda o contribuinte também poderá indicar mais de um imóvel no site para receber os descontos no IPTU. Serão aceitos mais de um CPF para acumular créditos. Ou seja, marido e mulher com CPFs diferentes podem juntar seus créditos para descontar num IPTU só. Para fazer a indicação do imóvel que receberá o desconto em 2012, o cidadão deve estar cadastrado no sistema da Nota Carioca.
Publicidade
Os carnês do IPTU serão enviados aos imóveis durante o mês de janeiro. A segunda via estará disponível no link http://iptu.rio.rj.gov.br ou nos postos de atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda, a partir do dia 23 de janeiro.