Calor muda rotina do carioca

Sensação térmica chegou a 50 graus nesta segunda, enquanto domingo foi de 55ºC. Na internet, calor vira piada

Por O Dia

Rio - Não tem para onde correr do calor. Em seus primeiros dias, o verão já dá mostras do que vem por aí, com os termômetros subindo aos 40 graus e a sensação térmica superando 50 graus — no domingo, chegou a 55 graus, em Guaratiba. Correntes de ventos quentes vindas do Centro-Oeste brasileiro chegaram a dificultar pousos e decolagens no Santos Dumont.

“Até camelo está passando sede no Rio”, dizia às gargalhadas o ambulante Jorge Almeida enquanto trabalhava na orla, numa segunda-feira de praias cheias.

Nem parece segunda-feira%3A Praia de Ipanema ficou bem cheia em um dia em que a sensação térmica foi a 50 grausJoão Laet / Agência O Dia

Nas redes sociais, muitos brincaram com o calor. Num dos ‘memes’ mais compartilhados, nem mesmo a Monalisa aguentou. Repaginada, a obra-prima de Leonardo Da Vinci aparece de cabelos curtos.

Nos transportes públicos, pode-se notar as técnicas para o refresco imediato daqueles que rumam para o trabalho. De ventiladores de mão a leques dobráveis, o que se vê é um esforço para amenizar o abafamento. “Trabalhar de terno é uma espécie de tortura. Só visto o paletó quando entro no escritório”, disse o advogado Samuel Ribeiro.

Nas redes sociais%2C a brincadeira com a Monalisa%2C de Leonardo da VinciReprodução Internet

Dentro dos trens antigos da Linha 2 do metrô, o termômetro levado pela equipe do DIA marcou 31 graus. A operadora de telemarketing Catarine de Lima Dalbem, 20, diz que uma toalhinha para secar o suor é indispensável: “Levo também uma garrafa com água para me hidratar”.

Nem avião escapa

Com o calorão, que nem o ar-condicionado aplaca, a viagem pode ter dissabores. Tainá França, 18, administradora no ramo de hotelaria, testemunhou no metrô ontem a cena de uma mulher passando mal com o tanto calor que fazia dentro de uma das composições. Isso às 8h30. “Agora que o calor vai apertar muito, a coisa tende a piorar. Quando abrem as portas, a vontade que dá é sair correndo. Mal dá para respirar”, queixou-se, reclamando do sistema de refrigeração dos vagões.

O MetrôRio informou que os trens antigos “foram projetados para operação em túneis, mas, com a expansão das linhas, também passaram a circular em áreas de superfície, expostos a forte radiação solar no verão, como acontece na Linha 2”. Segundo a concessionária, os trens novos são equipados com ar-condicionado 33% mais potentes, e são distribuídos, preferencialmente pela Linha 2.

Cinco voos que realizaram pousos no Aeroporto Santos Dumont precisaram arremeter — manobra que faz avião que está pousando voltar a subir — por conta das rajadas de ventos quentes que chegaram a 60km/h.

Focos de incêndio triplicam

?A combinação entre falta de chuvas e verão está fazendo estragos. Dezembro nem chegou ao final e já foram contabilizados 18 focos de queimada no estado, mais de três vezes acima da média para o mês, que é de cinco focos.

Um destes incêndio atingiu as margens da Avenida Ayrton Senna, próximo à Vila Panamericana: o fogo começou às 19h30 de domingo. O corpo de bombeiros teve que lançar mão do helicóptero e destacou agentes dos quartéis de Jacarepaguá e Barra da Tijuca, mas apenas às 9h30 da manhã desta segunda-feira ele pôde ser apagado.

Incêndio atingiu grande área verde perto da Avenida Ayrton SennaCarlos Eduardo Cardoso / Parceiro / Agência O Dia

No balanço do ano, 2014 também apresentou um aumento grande no número destes incidentes: foram 1.421 focos de queimadas até agora, comparados a 405 ocorrências no ano passado — um salto que fez multiplicar por três o número desse tipo de ocorrência.

Segundo a meteorologista do Climatempo Bianca Lobo pancadas de chuva devem ocorrer na tarde de hoje, com uma frente fria que se aproxima do Rio. Ela deve fazer com que a temperatura fique mais amena. Mas a trégua é passageira: os termômetro devem voltar a bater nos 40 graus a partir de quinta-feira. E, com umidade relativa do ar mais alta, é possível que cariocas passem sufoco superior ao dos 55 graus de sensação térmica registrados no domingo.

?Colaborou: Luiza Gomes

Últimas de Rio De Janeiro