Alunos da Uerj de São Gonçalo fazem 'biquinaço' contra calor das salas de aula

Estudantes reclamam da falta de ar-condicionado nas salas de aula da Faculdade de Formação de Professores

Por O Dia

Rio - Seguindo o exemplo dos alunos de Engenharia do campus Maracanã, estudantes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em São Gonçalo, realizaram nesta quinta-feira o "biquinaço", um protesto contra o intenso calor das "saunas de aula". Os alunos da Faculdade de Formação de Professores (FFP) desfilaram pelos corredores e salas de aula da instituição apenas com roupas de banho para chamar atenção para a falta de ar-condicionado nas salas de aula.

Alunos da Uerj de São Gonçalo usam roupas de banho em protesto contra o calor nas 'saunas de aula'Reprodução Facebook

Crise na Uerj

Forçada a antecipar o recesso do fim do ano passado devido a um déficit orçamentário de R$ 23 milhões, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) voltou a se 'embolar' neste mês. Segundo circular divulgada internamente na última segunda-feira pela Diretoria de Administração Financeira da instituição (DAF), o pagamento de salários e bolsas de estudantes e funcionários deve sair só a partir de 17 de janeiro. Geralmente, os valores são depositados no dia 10, uma semana antes do novo prazo.

Leia mais:

Alunos da Uerj tiram a camisa em protesto contra 'saunas de aula'

Editorial: Mais um triste episódio dentro da Uerj

Uerj prevê atraso de uma semana em pagamento de bolsas e salários

Uerj antecipa recesso de fim de ano devido à falta de verbas

As folhas de pagamento de "médicos residentes, cotistas, bolsistas , professores substitutos visitantes, Proatec, Proiniciar, Projetos e outras" já foram processadas e estão em condições de serem pagas, segundo informações na circular. A liberação dos pagamentos, no entanto, só seria feita "após autorização da Contadoria Geral do Estado (CGE)".

Últimas de Rio De Janeiro