Por tiago.frederico
Dom Orani Tempesta ao lado da estátua de São Sebastião no dia do santo padroeiro do RioCarlos Moraes / Agência O Dia

Rio - Um presente para os cariocas no dia do padroeiro da cidade. Durante a missa em homenagem a São Sebastião, o cardeal-arcebispo Dom Orani Tempesta assinou decreto que transforma a Igreja de São Sebastião dos Capuchinhos em santuário arquidiocesano.

"A igreja tem acolhido devotos não só da Tijuca, mas também traz peregrinos de todos os lugares", disse em trecho do texto lido na celebração, que destacava ainda o fato de os restos mortais do fundador do Rio, Estácio de Sá, estarem guardados na Igreja. Antes da missa, o Dom Orani ressaltou a importância do novo santuário. "Mantém-se as atividades paroquiais, e se reforça a característica deste espaco como ambiente do povo.

Também participaram da missa o prefeito Eduardo Paes, o secretario estadual de Transportes Carlos Roberto Osório, o vereador Reimont (PT) e os deputados federais Pedro Paulo (PMDB) e Otavio Leite (PSDB). "São Sebastião supera dificuldades, é a cara do carioca", afirmou o prefeito.

Os restos mortais do surfista e médico fluminense Guido Schaffer, que está em processo de beatificação e canonização, foram exibidos ao público e seguirão em procissão até a Igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema. Mãe dele, Maria Nazareth, 63, era emoção pura. "É um momento de muita gratidão a Deus. Mais gente vai ter as preces atendidas pelo meu filho" afirmou.

Fiéis lotaram Igreja de São Sebastião dos Capuchinhos%2C na Tijuca%2C que se tornará santuário arquidiocesanoLevy Ribeiro / Agência O Dia

Veja mais:

GALERIA: Corrida celebra Dia de São Sebastião, padroeiro do Rio

Santo padroeiro que traduz a alma carioca há 450 anos

Adilson Pires: O Rio de São Sebastião

João Pimentel: Tira as flechas do peito do meu padroeiro

Festa de São Sebastião em Barra Mansa tem de programação religiosa a shows

Papa homenageia o Rio e faz críticas à desigualdade social na cidade

Começa beatificação do seminarista e surfista carioca Guido Schäffer



Você pode gostar