Por bianca.lobianco
Publicado 27/01/2015 14:44 | Atualizado 27/01/2015 18:37

Rio - ?A Lagoa Rodrigo de Freitas está com o nivel da água abaixo da média. A situação se dá por conta da ausência de chuvas e da alta temperatura que está fazendo no Rio de Janeiro, de acordo com a Secretaria Municipal do Ambiente. Um dos cartões postais da cidade maravilhosa está sem o espelho d'água que pescadores, pedestres e ciclistas estão acostumados a ver.

Nível da Lagoa Rodrigo de Freitas diminuiu por conta da estiagemAlessandro Buzas / Agência O Dia

De acordo com o órgão, a Lagoa Rodrigo de Freitas possui 3,20 metros de profundidade. No entanto, a quantidade de água que fica acima do nivel do mar, que varia entre 20 e 60 cm, atingiu 17 cm nos últimos dias. Em virtude desse baixo nivelamento e do recuo do mar, a comporta do Jardim de Alah, que liga a Lagoa ao Oceoano Atlântico, está fechada para evitar o vazamento da água da Lagoa.

No entanto, mesmo com o baixo nível, a secretaria comunicou que a concentração de oxigênio dissolvido, que garante a qualidade da vida aquática, está equilibrado.

O ano de 2014 teve pouca chuva e de baixa intensidade das ressacas no período seco. O fato também serviu para limitar a entrada de água do mar na lagoa.

Você pode gostar