Por adriano.araujo

Rio - Recorrer ao vizinho para conseguir um item doméstico virou mania entre os cariocas. E a estudante Camila Carvalho vem contribuindo para espalhar esse hábito. Ela criou o site Tem Açúcar?, que é sucesso promovendo a troca, doação ou empréstimo de utensílios entre as pessoas que moram no mesmo bairro.

A iniciativa está na Internet desde o 10 de dezembro de 2014, porém mesmo com pouco tempo a plataforma já conta com 24 mil pessoas cadastradas. E a meta é crescer ainda mais. A jovem de 25 anos acaba de liberar o acesso a todas as regiões, que antes precisavam ter um número mínimo de inscritos.

"Quem nunca pediu algo emprestado? Além de tudo, é uma forma de conhecer um vizinho que antes era desconhecido", explica Camila, sobre a proposta do site. "O nome (temacucar.com) surgiu porque eu queria mostrar que esse tipo de coisa não é algo novo, é algo que sempre fizemos".

Camila Carvalho criou o site 'Tem Açúcar%3F'%2C que é sucesso promovendo a troca%2C doação ou empréstimo de utensíliosDivulgação

O serviço da plataforma é gratuito. Após se cadastrar, o usuário decide o raio de distância em que pretende interagir e lista os itens que gostaria de emprestar ou conseguir emprestado. Sempre que alguém daquela rede de vizinhança fizer uma busca sobre um produto que um usuário tenha, ele será acionado.

Os itens domésticos e ferramentas são os pedidos mais comuns. Contudo, Camila diz que as solicitações podem ser desde uma xícara de açúcar até uma bicicleta para ir ao trabalho ou passear. A jovem viu que a ideia dava certo em outros países. Mas antes de levar adiante, Camila serviu de cobaia em seu próprio condomínio, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

"Montei uma planilha numa cartolina para as pessoas colocarem o que tinham a oferecer e o que elas precisavam. Marquei lá que eu precisava de um desentupidor de pia. Depois de 15 minutos, bate na minha porta uma vizinha com um desentupidor na mão e um sorriso de orelha a orelha", comenta Camila.

O endereço não é mostrado para nenhum usuário, apenas localiza pessoas próximas umas das outras. O site também oferece ferramentas de segurança e avaliação do empréstimo. Os usuários podem dar um retorno dizendo se as condições foram atendidas. Se a roupa emprestada foi lavada, por exemplo, se voltou com danos, ou não foi entregue na data devida. A avaliação fica exposta no perfil do usuário que fez o empréstimo para servir de alerta para o próximo contato.

Você pode gostar