Por thiago.antunes

Rio - Agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), com o apoio de guardas municipais, multaram 184 mijões (sendo 27 mulheres) nos desfiles dos blocos do pré-Carnaval 2015 neste fim de semana. Cada um foi multado em R$ 170 por equipes do Lixo Zero, que deram apoio à fiscalização.

Neste domingo 110 pessoas foram multadas por urinar em via pública. Durante o desfile do Bloco da Preta, no Centro do Rio, os agentes flagraram e multaram 52 pessoas (nove mulheres) que urinavam na rua. Já no Suvaco de Cristo, no Jardim Botânico, a fiscalização multou 58 foliões (sete mulheres).

No sábado, a fiscalização da Ordem Pública multou 74 pessoas (onze mulheres) em desfiles de diversos blocos que desfilaram na cidade.

A ação para coibir o comércio ambulante irregular nos blocos neste fim de semana apreendeu, no total: 5.552 bebidas diversas, 233 canecas, 82 alimentos (salsichão, queijo coalho, salgados), 42 arcos de cabelo, 27 cangas, oito isopores, 22 carrinhos, 17 carroças, cinco guarda-sóis, uma caixa de som, três bancos, duas carroças, três crachás e três coletes de ambulantes que estavam sendo utilizados por pessoas sem autorização.

A fiscalização contra o estacionamento irregular neste fim de semana rebocou 167 veículos no entorno dos blocos. Os agentes da Seop também encaminharam para delegacia oito flanelinhas que atuavam nas imediações dos desfiles.

Desde o início dos blocos pré-carnavalescos, no último dia 24 de janeiro, 291 pessoas (sendo 42 mulheres e dois estrangeiros) já foram detidas por agentes da Seop e multadas por equipes do Lixo Zero por urinarem em via pública.

Você pode gostar