Por nicolas.satriano

Rio - Estas terça e quarta-feira são os últimos dias para quem quer pagar o Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) com desconto de 7% — o mesmo do ano passado. O prazo para conseguir o benefício varia de acordo com o número final de inscrição do imóvel. Vale lembrar que apenas o pagamento integral do imposto garante o desconto no valor total do tributo.

Os contribuintes de imóveis com final de inscrição de zero a cinco têm esta terça-feira para o pagar a cota única e a primeira parcela do imposto. O IPTU dos imóveis com final de seis a nove deve ser pago integral ou parcialmente até esta quarta-feira.

A segunda via do carnê do IPTU está disponível no site da Secretaria Municipal de Fazenda, no link http://www2.rio.rj.gov.br/smf/iptu2v/default.asp e nos postos de atendimento do imposto, que ficam nos seguintes bairros: Cidade Nova, Barra da Tijuca, Campo Grande, Jacarepaguá, Madureira e Tijuca. Para retirar a guia pela internet ou presencialmente é necessário informar o número de inscrição do imóvel, identificado no carnê do imposto de anos anteriores.

Este ano cerca de cinco mil imóveis residenciais construídos da Zona Portuária foram isentos de IPTU e da Taxa de Coleta Domiciliar de Lixo (TCL). O benefício se estende também a quem tinha dívida do imposto e mora na região. O ‘pacote de bondades’, que vai até 2019, atende a lei 5.780, de 2014, que incentiva o mercado imobiliário na região. A legislação garante ainda isenção de Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e de Imposto Sobre Serviços (ISS), quando houver novas construções residenciais na região do Porto. A Secretaria Municipal de Fazenda alerta que foram enviadas cartas para os imóveis beneficiados pela lei, mas quem tiver dúvida pode procurar um dos postos de atendimento.

Você pode gostar